POLÍTICA
José Maranhão é o mais conhecido entre os pré-candidatos
Pela pesquisa, 46% conhece bem, 41% conhece mais ou menos e 14% conhece só de ouvir falar o ex-governador.
Publicado em 03/06/2012 às 12:00
A pesquisa Ipespe avaliou ainda o nível de conhecimento dos eleitores em relação aos candidatos que postulam o cargo de prefeito da cidade de João Pessoa nas eleições de outubro. Os entrevistados foram consultados se conhecem bem, conhecem mais ou menos, conhecem só de ouvir ou nunca ouviram falar dos postulantes, José Maranhão, que já foi deputado estadual, deputado federal, senador, governador por três mandatos, apresenta-se como o mais conhecido de todos. Não teve um eleitor que dissesse não conhecer ou não ouvir falar do seu nome. Pela pesquisa, 46% conhece bem, 41% conhece mais ou menos e 14% conhece só de ouvir falar.
O senador Cícero Lucena também é muito conhecido pelos eleitores. Começou na política como vice-governador na eleição de 1990, elegeu-se prefeito de João Pessoa por duas vezes e senador da República. Ocupou ainda o cargo de ministro e de secretário do Estado. Na pesquisa, ele é bem conhecido por 43% dos eleitores, os que conhecem mais ou menos representam 41% e 16% conhecem só de ouvir falar.
O deputado Luciano Cartaxo também se beneficia do fato de ter sido vereador de João Pessoa, vice-governador do Estado e agora deputado estadual. De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados o conhecem bem, mas 39% o conhecem mais ou menos e 27% o conhecem só de ouvir falar. 6% nunca ouviram falar do petista.
Ex-secretária de Planejamento da Prefeitura da capital, a pré-candidata Estelizabel Bezerra, nunca foi testada nas urnas.
Talvez isso explique o fato dela não ser muito conhecida pelos pessoenses. A pesquisa Ipespe aponta que 29% nunca ouviu falar de seu nome. Os que conhecem bem Estelizabel representam apenas 11%. Os que conhecem mais ou menos são 26% e os que conhecem só de ouvir falar, 33%.
Por ocupar o cargo de prefeito e estar sempre aparecendo na mídia, Luciano Agra não é uma pessoa desconhecida dos eleitores da capital. A pesquisa revela que 24% conhecem bem o gestor, 39% mais ou menos, 27% só de ouvir falar e apenas 9% nunca ouviram falar dele.
Já o jornalista Nonato Bandeira, que foi secretário de Comunicação da Prefeitura e do governo do Estado, tem um índice alto de desconhecimento. Pelo menos 44% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar dele. No quesito conhece bem, Nonato aparece com 6%, enquanto 18% o conhecem mais ou menos. Os que conhecem só de ouvir falar são 32%.
Comentários