icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Juíza determina retirada de propagandas com slogans da PMJP e do Governo

Ação trata de frases como ‘Pra Viver Melhor’ e ‘Viva o Trabalho’.

Publicado em 06/10/2020 às 16:16 | Atualizado em 07/10/2020 às 8:27


                                        
                                            Juíza determina retirada de propagandas com slogans da PMJP e do Governo
Fotos: Divulgação

A juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Publica da Capital, determinou a retirada de todos os tipos de materiais publicitários e documentos oficiais, que se refiram a slogans, dizeres e símbolos associados aos atuais prefeito de João Pessoa e governador da Paraíba. A ação trata sobre a utilização de frases de efeito como ‘Pra Viver Melhor’, no caso de João Pessoa e ‘Viva o Trabalho’, em relação ao Estado da Paraíba, ou qualquer expressão correlata ou semelhante. Ainda cabe recurso contra a decisão.

A decisão, divulgada nesta terça-feira (6), é fruto de uma Ação Civil Pública do Ministério Público da Paraíba (MPPB), impetrada em 2017, contra o Governo da Paraíba e o município de João Pessoa. O MPPB alegou que, durante uma investigação, foram identificados dizeres associados à divulgação de publicidade institucional do Estado da Paraíba e do Município de João Pessoa, utilizando “Viva o Trabalho” e “Pra Viver Melhor”, respectivamente.

O Ministério Público afirmou que, no caso do Estado da Paraíba, o slogan da então gestão era “Viva o Trabalho", sendo vinculando ao slogan da coligação que elegeu Ricardo Coutinho governador, “A Força do Trabalho". Já em João Pessoa, o slogan “Pra Viver Melhor", segundo o MPPB, tem vinculação ao Partido Social Democrático (PSD), ex-sigla do prefeito Luciano Cartaxo, que utilizava termos como: "Programa Viver Melhor Atividades Motoras", "Programa Viver Melhor" e "Criar o Grupo Viver Melhor".

A acusação é de que esses atos ferem o princípio da impessoalidade e que não se pode abrir exceção para algo que é incompatível com a ética administrativa. O Ministério Público afirma que estão nítidas as associações dos gestores às suas estruturas partidárias.

O Município de João Pessoa alega que não violou a legislação, nem o princípio da impessoalidade e que atendeu a recomendação do Ministério Público. A defesa afirmou que desde que foi informado a não utilizar o slogan, adotou todas as providências recomendadas para não mais ser utilizado.

O Governo da Paraíba sustentou que os fatos apontados se relacionam ao mandato anterior e que, por isso, não há condições de pleitear providência idêntica no atual cenário da gestão do governador João Azevêdo.

A juíza explicou que, apesar da ação ter sido proposta em 2017, quando Ricardo Coutinho era o governador do Estado, a ação está sendo julgada na gestão de João Azevedo e reforçou que na decisão está explícito o termo “expressões correlatas e/ou vinculadas a ela”. Segundo a magistrada, no atual governo, persistem frases de efeito como ‘Somos Todos Paraíba’ e ‘Segue o Trabalho’.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp