icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Juízes pedem tropas federais para o pleito de Campina Grande

Juízes de Campina Grande solicitam ao TRE apoio de tropas federais na cidade.

Publicado em 18/07/2012 às 6:00

Três dos quatro juízes eleitorais de Campina Grande encaminharam ao TRE pedido de requisição de tropas federais, para garantir a segurança das eleições de 7 de outubro. Os magistrados alegam que o clima da campanha está acirrado e o contingente da Polícia Militar é insuficiente para fazer cumprir as decisões judiciais no combate aos crimes da captação ilícita de sufrágios, boca de urna e aglomeração de pessoas no dia do pleito. Em 2004 e 2008, o Exército foi convocado para atuar nas eleições da Rainha da Borborema.

O ofício enviado ao presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, foi assinado pelos juízes Cláudio Antônio de Carvalho Xavier (16ª Zona), Ruy Jander Teixeira (17ª Zona) e Ely Jorge Trindade (72ª Zona). O juiz Giovanni Magalhães Porto (71ª Zona) não assinou o pedido de envio de tropas federais para Campina, mas preferiu não se manifestar publicamente sobre a sua posição.

A decisão dos três juízes campinenses ocorreu após o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, afirmou estar receoso com a proximidade do pleito municipal. Segundo ele, o trabalho em conjunto realizado da Polícia Militar com a Justiça Eleitoral para conter os ânimos poderia ser maior em razão da quantidade abaixo do necessário dos militares na Paraíba.

O juiz Antônio Silveira Neto acentuou que a população se envolve muito na campanha, gerando conflitos. “Além do fato de sabermos que o conjunto da PM, que é a que dá maior apoio à Justiça Eleitoral, é insuficiente no Estado”, asseverou. Entre os municípios mais preocupantes nas eleições de 2012, o presidente da AMPB colocou na lista Campina Grande, Araruna e Sousa, e que as tropas federais já deveriam ter sido acionadas.

Caberá ao TRE aprovar o pedido e enviar ao Tribunal Superior Eleitoral. Na semana passada, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse em João Pessoa que o pedido de auxílio das tropas é avaliado pela Corte e avalizado quando o Governo do Estado atesta que não há condições próprias de manter a ordem.

“As forças federais serão utilizadas quando forem necessárias, isso representa de alguma forma, que o Estado não terá sido capaz de resolver a situação. Questionamos sempre se o governador do Estado já foi ouvido para garantir que não pode oferecer segurança. Ele dizendo que não pode, está autorizando para que haja esta suplementação”, frisou Cármen Lúcia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp