icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Justiça Eleitoral faz ação nacional para promover internet mais segura

Ações do TSE e dos TREs apoiam mobilização mundial para motivar uso mais responsável da web.

Publicado em 05/02/2019 às 9:22


                                        
                                            Justiça Eleitoral faz ação nacional para promover internet mais segura
Foto: Divulgação

				
					Justiça Eleitoral faz ação nacional para promover internet mais segura

A Justiça Eleitoral se une a organizações de todo o mundo ligadas aos direitos humanos, à educação, à tecnologia e à segurança da informação, nesta terça-feira (5), para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura. A participação da Justiça Eleitoral tem o intuito de conscientizar os eleitores sobre a importância das ações que promovem a segurança na internet e os direitos constitucionais relativos à liberdade de expressão, bem como auxiliá-los a identificar perfis e notícias falsas na web.

Tanto o TSE como os TREs irão veicular posts, stories e tuítes com peças gráficas e textos informativos. Além disso, indicará aos eleitores materiais, como guias e cartilhas que contenham informações adicionais sobre como o cidadão deve agir para garantir uma internet mais segura para todos. Associado às publicações, será feito um tuitaço com as hashtags #JustiçaEleitoral no #SID2019 (Safer Internet Day), promovido por todos os parceiros e idealizadores da ação.

Segurança nas eleições

Preocupado com a disseminação de notícias falsas durante as Eleições 2018, o TSE lançou vídeos e uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca do processo eleitoral, desmentindo informações distorcidas que têm sido veiculadas e compartilhadas nas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.

Pelo link Esclarecimentos sobre informações falsas, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a higidez do processo eleitoral nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

Na ocasião, o TSE encaminhou todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal. A finalidade era garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico.

Sobre o Dia Mundial da Internet Segura

Trata-se de iniciativa anual que mobiliza mais de 100 países para motivar as pessoas a utilizarem a internet de forma segura e responsável. No Brasil, serão mais de 40 atividades em todo o país, em uma mobilização que será conduzida pela organização não governamental Safernet Brasil, que promove, desde 2005, a defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

Além do TSE, a ação recebe o apoio de outras instituições governamentais, como o Ministério Público Federal (MPF) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Neste ano, o mote da iniciativa é “Juntos por uma Internet mais Positiva”. No foco das discussões, serão abordados temas importantes como o uso seguro, ético e responsável da rede, inteligência artificial, segurança digital e o futuro das políticas públicas de educação, entre outros.

Para divulgar as iniciativas, a SaferNet Brasil e seus apoiadores promovem encontro em São Paulo no próximo dia 5 de fevereiro. Representantes de empresas, da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, do Governo e especialistas da área jurídica debaterão temas como a desinformação, a alfabetização mediática e a construção de uma Internet mais positiva, entre outros assuntos. O evento é aberto à participação de todos os interessados, que devem inscrever-se por meio do endereço http://www.safernet.org.br/site/sid2019/. As vagas são limitadas.

Também divulgará estatísticas sobre denúncias recebidas em 2018 pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, especialmente de casos relacionados a cyberbullying, sexting (vazamento de imagens íntimas) e pornografia infantil. No evento ocorrerá o lançamento do livro Instruções para um futuro imaterial, de Stefano Quintarelli, traduzido para português pelos pesquisadores Ricardo Abramovay e Rafael Zanatta.

Serviço

Dia da Internet Segura 2019

Data: 5 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9h

Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis, São Paulo, SP

Agenda e inscrições: http://www.safernet.org.br/site/sid2019/

Endereço da transmissão on-line: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Imagem

Josusmar Barbosa

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp