POLÍTICA
Justiça Eleitoral registra mais de 800 denúncias de irregularidades no 1º turno na Paraíba
As denúncias foram espalhadas por 83 cidades do estado e foram feitas pelos eleitores por meio de aplicativo.
Publicado em 07/10/2026 às 16:45

A Justiça Eleitoral registrou 821 denúncias de irregularidades em 83 cidades da Paraíba por propaganda eleitoral indevida durante o primeiro turno da campanha nas Eleições 2026. A cidade de João Pessoa foi a que concentrou mais denúncias.
Os números são oriundos de denúncias feitas por meio do aplicativo "Pardal", voltado aos eleitores para esse tipo de denúncia. Os dados mostram, ainda, que a maioria das violações registradas tem a via pública como local de ocorrência, e o cargo mais denunciado é o de deputado estadual, com 282 denúncias.
Também conforme o levantamento, os dados do atual pleito superam os registros da eleição de 2022, quando o canal de denúncia já estava ativo. Em 2022, foram registradas 465 denúncias, em 68 municípios.
Mesmo com as denúncias, no entanto, as denúncias registradas pelo aplicativo podem ou não virar processos na Justiça Eleitoral. Todas as 821 denúncias feitas no Pardal foram analisadas, sendo que 571 foram convertidas em processos contra os infratores.

Comentários