icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Justiça redistribui tempo no guia

Redistribuição do tempo nos guias eleitorais em Campina Grande e João Pessoa, começa a vigorar nesta semana.

Publicado em 04/09/2012 às 6:00


A Justiça anunciou ontem a redistribuição do tempo no guia eleitoral dos candidatos a prefeito de Campina Grande bem como dos postulantes a vereador que entra em vigor na próxima quinta-feira (6). De acordo com o novo plano de mídia, o prefeitável Alexandre Almeida (PT) perdeu quase cinco segundos por programa. Este tempo foi rateado entre Romero Rodrigues (PSDB), Tatiana Medeiros (PMDB), Daniella Ribeiro (PP), Guilherme Almeida (PSC), Artur Bolinha (PTB) e Sizenando Leal (PSOL). A ordem de apresentação continua a mesma.

O novo plano foi definido pelo juiz da Propaganda de Mídia, Ruy Jander Teixeira, por orientação do Tribunal Superior Eleitoral. A mudança decorre de retotalizações feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados nas eleições para deputado federal. Essa recontagem dos votos acontece quando um candidato que estava com o registro negado no dia da votação passa a ter a candidatura aceita após a análise de seu recurso.

Com isso, os votos que eram considerados inválidos, passam a ser válidos e contabilizados.

A decisão modifica o anexo de resolução aprovada pelo Plenário do TSE no dia 9 de agosto, dispondo sobre a representação dos partidos que deveria ser considerada para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas eleições municipais de 2012.

O TSE acatou as petições do DEM e do PR. O DEM afirmou que havia um erro no anexo aprovado naquela sessão pois, nela, sua bancada na Câmara Federal foi diminuída em 19 parlamentares, quando, na verdade, 17 deputados haviam migrado para o PSD. O PR afirmou que, após as eleições de 2010, o partido saiu com 41 deputados federais eleitos.

Dessa forma, com a nova tabela, para efeito de cálculo do tempo de propaganda, o DEM passa a contar com dois deputados a mais. PR, PDT e PSB somam mais um parlamentar cada. O PT terá dois deputados a menos e o PSDB, PV e PTdoB perdem um parlamentar.

João Pessoa
O juiz Inácio Jário, da propaganda de mídia da capital, também fez uma nova distribuição do tempo do guia eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de João Pessoa. O cartório da 1ª Zona enviou um ofício ontem para as emissoras geradoras do guia na TV e no rádio e a mudança na distribuição já vigora a partir do programa de amanhã.

A mudança na distribuição beneficiou a candidata Estelizabel Bezerra (PSB) e o candidato José Maranhão (PMDB) que ganharam alguns segundos nos seus programas. A primeira, que já tinha o maior tempo com 07'35''30 , foi para 7'42''32 . Já o peemedebista foi de 6'36''82 para 6'39''16. Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB) perderam cada um 5 segundos em seus programas. Já Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO) não tiveram alterações em seus guias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp