POLÍTICA
Maioria do STF condena Zé Dirceu por corrupção
Já votaram pela condenação de Dirceu os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio.
Publicado em 10/10/2012 às 6:00
O plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu ontem a tese central do mensalão, formulada pela Procuradoria-Geral da República. Segundo a acusação, agora aceita pelo STF por 6 votos a 2, Dirceu engendrou e colocou em prática, "entre quatro paredes" do Palácio do Planalto, o esquema de compra de parlamentares com recursos públicos desviados e empréstimos obtidos de forma fraudulenta pelas empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza e pela cúpula do PT.
Com a sessão de ontem, já votaram pela condenação de Dirceu os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio.
Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli absolveram o ex-ministro, afirmando não terem encontrado no processo provas da participação de Dirceu no esquema. O julgamento do mesmo capítulo do mensalão analisado ontem deve terminar hoje, com os votos de Celso de Mello e de Carlos Ayres Britto, presidente da corte.
Autor do voto que selou a condenação do ex-ministro por maioria, Marco Aurélio afirmou que seria "subestimar a inteligência mediana" imaginar que Delúbio Soares tenha sido o maior responsável por engendrar o esquema de captação e distribuição dos recursos aos parlamentares e partidos aliados.
"Ao chegar ao poder, o PT realmente buscou essa base de apoio no Congresso Nacional, até mesmo se desfigurando", disse o ministro. "Dirceu realmente teve uma participação acentuada, a meu ver, nesse escabroso episódio."
Comentários