POLÍTICA
Mais sessões no TRE
Para julgar em tempo hábil todos os pedidos de registros e impugnações de candidaturas TRE-PB deverá ampliar número de sessões.
Publicado em 30/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 16:06
O TRE-PB poderá ampliar o número de sessões para julgar até o dia 5 de agosto todos os pedidos de registros e impugnações de candidaturas a cargos majoritários e proporcionais. A informação foi dada ontem pelo presidente do tribunal, desembargador Saulo Benevides, que se reuniu, em Campina Grande, com juízes e promotores de 37 zonas eleitorais e a cúpula da Segurança pública. Para ele, há exagero no número de ações judiciais eleitorais impetradas. O evento ocorreu no auditório do Fórum da Justiça Federal.
O TRE recebeu 35 pedidos de impugnação dos registros de candidaturas para cargos eletivos nas eleições 2014. “Nós temos até o dia 5 de agosto para julgar todos os pedidos de registros e impugnações. A maioria está sendo julgada. Temos julgado 50 a 60 pedidos de candidatura a cada sessão da Corte eleitoral. Aumentamos de duas para três sessões por semana e podemos ampliar para quatro ou mais se for necessário”, disse, acrescentando que a judicialização das eleições é uma realidade hoje no Brasil. "A Corte eleitoral tem obrigação de apreciar todos os processos que lá aportam e são distribuídos, mas às vezes há um certo exagero”, comentou.
Saulo Benevides citou que houve um município em que o prefeito eleito foi alvo de 12 ações ajuizadas. “Em nenhuma ficou provada que o prefeito tinha cometido prática abusiva à legislação eleitoral”, informou.
SEGURANÇA
No encontro em Campina, foi tratada a Segurança das Eleições 2014. Com a presença do corregedor Tércio Chaves; do procurador regional eleitoral, Rodolfo Alves; e do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, juízes e promotores de 37 zonas eleitorais debateram os principais problemas a serem enfrentados no dia do pleito.
Comentários