icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Mangabeira Unger vem a JP e defende desenvolvimento da região Nordeste

Ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula, Mangabeira Unger, esteve em João Pessoa para discutir um “Projeto de Desenvolvimento do Nordeste”.

Publicado em 05/03/2009 às 23:05

Phelipe Caldas

O ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula, Mangabeira Unger, esteve em João Pessoa nesta quinta-feira (5) para discutir um “Projeto de Desenvolvimento do Nordeste”, como parte de uma caravana feito por ele e sua comitiva que percorreu todos os nove estados da região. Nesta última escala, o ministro disse para autoridades do governo estadual e para empresários presentes ao Palácio da Redenção que o objetivo é criar um “modelo de desenvolvimento próprio” para o Nordeste.

Ele disse que a região não pode continuar pensando que a transferência e a democratização fiscal se dará apenas com incentivo ao artesanato e a manufatura, ou então com versões tardias e reduzidas do industrialismo sulista. Para ele, é necessário utilizar as forças construtivas emergentes do Nordeste para assim desenvolver projetos ousados que desenvolva o vanguardismo local.

Neste sentido, Unger explica que será necessário uma maior relação entre os governos estaduais e as médias e grandes empresas para assim permitir a comercialização de produtos e a integração dos estados nordestinos com a economia internacional.

“Temos que investir na indústria e na agricultura, mas com a preocupação de construir e democratizar um mercado vigoroso”, destaca.

Para tanto, ele diz que é necessário adaptar o ensino da região e desta forma promover a transferência de técnicas e de conhecimento, dando lugar a um ensino geral capacitador (que substituiria a "decoreba") e um ensino técnico mais específico.

O ministro aponta também para a necessidade de integrar plenamente o Nordeste, e por isto ele defende três grandes projetos de infraestrutura: a construção de ferrovias que interligue os estados, o desenvolvimento da aviação regional e a integração das bacias hidrográficas, possível a partir das obras de transposição das águas do rio São Francisco.

Por fim, ele diz que é necessário que se tenham idéias de desenvolvimento que passem pela ampliação de oportunidades, elenco de ações e campanhas de conscientização que mostre a importãncia do projeto. “Nesta perspectiva, devemos ver o Nordeste como centro do debate brasileiro”, explicou.

Comitiva – Ao término de sua palestra no Palácio da Redenção, Mangabeira Unger disse que o próximo encontro que terá com os governadores nordestinos para discutir a questão será no próximo Fórum de Governadores do Nordeste, programado para acontecer em Natal.

Antes, porém, ele quer se reunir em Brasília com uma comitiva paraibana, composta por auxiliares do governo estadual, de empresários e de representantes da sociedade civil para definir quais ações já em atividade no Estado deverão ser priorizadas neste projeto de desenvolvimento. Em contrapartida, Unger se comprometeu a convidar alguns outros ministros de áreas estratégicas do Governo Lula para discutir a questão.

O governador José Maranhão se antecipou e aceitou de pronto a proposta. Ele indicou de imediato, inclusive, parte da equipe que irá a Brasília: o secretário de saúde José Maria França, o secretário de educação Sales Gaudêncio, o secretário de infraestrutura Francisco Sarmento e o secretário de planejamento, cujo nome ainda não foi definido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp