POLÍTICA
Manifestantes se reúnem contra PEC da blindagem e PL da anistia na Paraíba
Os manifestantes se concentraram em João Pessoa e Campina Grande com faixas, cartazes e bandeiras.
Publicado em 21/09/2025 às 10:56 | Atualizado em 22/09/2025 às 13:10

Movimentos sociais, grupos e partidos políticos participaram, na manhã deste domingo (21), em João Pessoa e em Campina Grande, de uma manifestação contra a chamada "PEC da blindagem", aprovada pela Câmara dos Deputados. Os manifestantes também protestam contra o PL da anistia.
Convocada pelas redes sociais, a manifestação foi capitaneada na Paraíba pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e também conta com a participação de artistas locais. É o primeiro ato com a deputada estadual Cida Ramos no comando da legenda em âmbito estadual. Ela participou do ato.
Em João Pessoa, os manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, a partir das 9h, e carregaram cartazes com críticas à PEC da blindagem, aprovada com o apoio da maior parte da bancada paraibana, e que dificulta os caminhos para a punição de um congressista.
Entre os manifestantes, também havia bandeiras do PT, do PC do B, do movimento LGBTQ+ e da campanha do presidente Lula. Também havia algumas bandeiras do Brasil.



Já em Campina Grande, a manifestação se concentrou próximo ao monumento dos Tropeiros da Borborema, às margens do Açude Velho, cartão postal da cidade.
O ato reuniu movimentos sociais e políticos, entre eles, o Senador da República Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Os participantes da manifestação também carregaram faixas contra a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, condenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado. A anistia também foi aprovada pela Câmara. O texto, agora, trata da "dosimetria" das penas.
No dia 7 de setembro, manifestantes já haviam realizado um ato em João Pessoa, no Centro da cidade, criticando o PL da anistia. Na ocasião, se juntaram ao "Grito dos Excluídos" e também criticaram o Congresso Nacional.
Comentários