icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Maranhão lidera todos os cenários no 2º turno

No confronto com Estelizabel Bezerra, peemedebista tem vantagem de 29 pontos.

Publicado em 24/06/2012 às 8:00

Em qualquer dos cenários o ex-governador José Maranhão venceria o segundo turno das eleições em João Pessoa. No confronto com Cícero Lucena, a diferença seria de apenas dois pontos percentuais. Ele teria 32% contra 30% do tucano. Quando é contra Luciano Cartaxo a diferença vai para 20, ou seja, ele obtém 40% contra 20% do adversário. Maranhão amplia a vantagem no confronto com Estelizabel Bezerra. Segundo o Ipespe, ele tem 43% contra 14% da socialista, uma diferença de 29 pontos.

Cícero Lucena venceria o segundo turno no confronto com Luciano Cartaxo e Estelizabel Bezerra. Sendo a disputa contra o petista, o placar seria de 40% a 19%, uma diferença de 21 pontos. Já com a socialista, Cícero venceria a eleição com 44% contra 12%, uma diferença de 32%. No cenário em que aparece Luciano Cartaxo e Estelizabel, o petista ganharia por 34% a 12%, uma diferença de 22 pontos.

Na pesquisa anterior, realizada no final de maio, Maranhão também liderou todos os cenários no segundo turno. Com Cícero, o placar foi 33% a 28%; com Luciano Cartaxo, ele obteve 39% a 18% e com Estelizabel foi de 42% a 15%. Até com Luciano Agra, que constava na consulta passada, Maranhão venceria por 36% a 24%.

Na nova pesquisa, no cenário Maranhão x Cícero a quantidade de votos brancos e nulos seria de 21%. Já com Luciano Cartaxo, 23%. E no embate com Estelizabel, 25%. Os indecisos são 17% na disputa Maranhão e Cícero; 17% com Luciano Cartaxo e 18% com Estelizabel Bezerra.

Ex-governador se mantém favorito

Na opinião de 27% dos entrevistados pelos pesquisadores do instituto Ipespe, o ex-governador José Maranhão é o favorito para vencer as eleições em João Pessoa. A opinião do eleitor independe do voto que ele dará no pleito de outubro. Também na pesquisa realizada em maio, o peemedebista era considerado favorito por 27% dos eleitores ouvidos pelo Ipespe, mantendo, portanto, o mesmo patamar na preferência do eleitorado.

O senador Cícero Lucena, que já governou o município de João Pessoa por dois mandatos, tem 24% da opinião dos eleitores para vencer o pleito. O favoritismo dele cresceu 3% em relação à última pesquisa, que era de 21%.

A prefeitável do PSB, Estelizabel Bezerra, empatou com Luciano Cartaxo na pesquisa sobre os favoritos. Os dois estão com 6%. Na consulta anterior, Cartaxo tinha 3% contra 2% de Estelizabel.

Depois deles vem o deputado Toinho do Sopão, do PTN, que obteve 3% contra apenas 1% da pesquisa anterior. Os demais nomes não pontuaram.

De acordo com a pesquisa Ipespe, 34% dos entrevistados não sabem ou não responderam, dos quais 30% são do sexo masculino e 38% do sexo feminino.

Dentre os que apontam José Maranhão como favorito, 30% são homens e 24% mulheres; 29% têm entre 16 e 24 anos, 27% entre 25 e 44 anos e 24% acima de 45. Por grau de instrução, são 26% até a quarta série, 30% da 5ª à 8ª série, 26% do ensino médio e 24% do ensino superior. Eles representam ainda 24% com até dois salários mínimos, 30% de dois a cinco salários e 27% superior a cinco salários mínimos.

De acordo com as respostas dos entrevistados, Cícero Lucena é favorito a vencer as eleições praticamente no mesmo nível para homens (24%) e mulheres (25%).

A pesquisa mostra, ainda, que os nomes de Antônio Radical (PSTU), Renan Palmeira (PSOL) e Nonato Bandeira (PPS), que constavam no disco apresentado aos entrevistados, não foram citados por nenhum deles.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp