POLÍTICA
Margareth Diniz quer mudanças e mais qualificação
Publicado em 04/03/2012 às 12:31
Manifesto lançado pela professora Margareth Diniz revela que a Universidade Federal da Paraíba tem perdido peso nos últimos anos entre as universidades da região Nordeste. “Segundo pesquisa da QS World University Rankings, ocupamos, hoje, a 21ª posição entre as universidades federais brasileiras. No Nordeste somos a quinta instituição, atrás da UFPE, UFBA, UFC, além da UFRN – que por muito tempo esteve em posição inferior à UFPB”, diz.
De acordo com o documento, a perda de importância da UFPB aponta para a existência de graves problemas, principalmente de gestão acadêmica, causados por uma grave ausência de um projeto consistente. “A comunidade universitária clama por mudanças”, afirma a professora Margareth Diniz ao criticar o modelo administrativo que perdura na instituição por quase 16 anos.
Segundo ela, as recentes ampliações proporcionadas pelo governo federal através do programa Reuni demandam “por uma administração democrática, ágil, transparente, descentralizada e que busque a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”.
Ela disse que existe um anseio de todos os segmentos universitários por uma mudança nos rumos da instituição. “A primeira mudança precisa ser a revisão do estatuto da nossa universidade".
Comentários