icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Margareth Diniz vence eleições para reitoria da UFPB

Foi registrado um ídice de 88% de abstenções, resultado de boicote promovido por Lúcia Guerra.

Publicado em 07/06/2012 às 9:28

Com 94,61% dos votos, a candidata de oposição, Margareth Diniz venceu a eleição para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba(UFPB) realizada na quarta-feira (6). A candidata da situação Lúcia Guerra teve apenas 5, 39%. E foi registrado também 88% de abstenções.

Segundo o site oficial da candidata vencedora, o segundo turno da consulta eleitoral contou com 49.901 votantes. O número alto de professores, funcionários e alunos que deixaram de votar foi resultado do boicote proposto pela chapa de Lúcia Guerra.

A assessoria da Universidade Federal da Paraíba informou que cumpriu a determinação da justiça, de realizar as eleições, mas que não acompanhou a contagem de votos.

A dúvida agora é se o Conselho Universitário (Consuni) vai homologar o resultado da eleição e reconhecer a vitória de Margareth Diniz. Isto porque o Consuni determinou que o pleito fosse adiado por conta da greve dos professores da UFPB que dura mais de 20 dias e a universidade recorreu ao Supremo Tribunal Federal para anular o segundo turno.

A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do Consuni e atual reitor da UFPB, Rômulo Polari, e também com o presidente da comissão eleitoral, Jonabio Barbosa, mas as ligações não foram atendidas.

A vencedora terá em mãos uma das maiores receita do estado, algo em torno de R$ 1 bilhão. A eleição aconteceu na quarta-feira (6), das 8h até as 21h. Ela foi marcada por boicote e manifestações em todo o campus de João Pessoa.

A chapa da candidata Lúcia Guerra, que obteve 35,93% dos votos no 1º turno, se recusou a participar das eleições. "A UFPB já está recorrendo ao STF da decisão do processo julgado na última terça-feira (5)", disse Lúcia Guerra. Ela fez um apelo a seus eleitores, para que eles não votassem na eleição. No primeiro turno, Margareth Diniz obteve 49,66% dos votos.

Com o resultado, a UFPB será, pela primeira vez, administrada por uma mulher. No primeiro turno, mais de 70% dos alunos não votaram . O mandato da nova reitora será de 2013 até 2016.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp