POLÍTICA
MEC garante liberação de R$ 70 milhões para universidades na PB
Senadores da Paraíba mantiveram reunião com o secretário-executivo do MEC, Henrique Paim.
Publicado em 13/12/2011 às 11:36
O secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, garantiu, durante audiência com os três senadores da Paraíba, a liberação de R$ 70 milhões das emendas de bancada do Orçamento 2012 para investimentos nas três universidades federais paraibanas: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba.
“Esta é mais uma vitória da unidade da nossa bancada, pois os interesses coletivos do nosso povo paraibano devem prevalecer acima de tudo”, ressaltou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
A audiência, realizada na manhã desta terça-feira (13), no MEC, foi uma iniciativa do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Vital do Rego Filho, e contou com as presenças do senador Cícero Lucena, Cássio Cunha Lima e do subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.
“Foi firmado compromisso no sentido de garantir, no próximo ano, a liberação de um terço dos recursos fixados pelas emendas de remanejamento de bancada, algo próximo a setenta milhões de reais para melhorias na infraestrutura das nossas universidades”, comemorou o senador Cássio Cunha Lima.
Cássio lembrou que a qualidade do ensino superior passa necessariamente pelo financiamento e que esse compromisso de liberação de emendas assumido pelo MEC certamente dará mais tranquilidade para o planejamento das Instituições de Ensino Superior do Estado.
O senador lembrou que a luta agora passa pela conquista da autonomia das instituições de ensino superior públicas de todo o país a exemplo do que ocorreu com a Universidade Estadual da Paraíba, que após a sua autonomia, já é considerada a melhor universidade publica de todo o Norte e Nordeste do país e no caso das IFES “temos que ter como objetivo, colocá-las nos ranking das melhores universidades do mundo, visto que capacidade humana nós já temos”, disse.
Comentários