POLÍTICA
Ministro diz que águas do Eixo Norte chegam no 1º semestre de 2018
Helder Barbalho, da Integração Nacional, revela que as obras estão 94,96% de execução física.
Publicado em 03/11/2017 às 18:49
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou que as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco vão chegar na Paraíba no primeiro semestre de 2018. A revelação foi feita esta semana, no seminário sobre segurança hídrica, em Natal (RN). Ele também citou que o Eixo Leste evitou que diversas cidades, a exemplo de Campina Grande (PB), entrassem em colapso hídrico.
Segundo o ministro, as obras estão em pleno andamento e com 94,96% de execução física. "Nosso objetivo é fazer com que as águas cheguem ao Ceará nos primeiros meses de 2018 e, na sequência, beneficiem o Rio Grande do Norte, já no segundo semestre", explicou o ministro, ao detalhar o avanço do Projeto São Francisco. "Estamos atuando de forma diligente para que não haja atraso nos prazos. Não é um cenário simples, há o desafio da obra física e do enchimento dos reservatórios, mas estamos trabalhando com absoluto compromisso e empenho", completou.
A obra
O trecho completo (1N, 2N e 3N) possui 260 quilômetros de extensão, incluindo canais, três estações de bombeamento, oito aquedutos, 16 reservatórios e três túneis. Um deles – Cuncas 1 – é considerado o maior da América Latina para o transporte de água, com 15 quilômetros de comprimento. A estrutura atravessa dois estados: Ceará e Paraíba, passando por quatro municípios: Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).
Recepção
O presidente da Aesa, João Fernandes, revelou que o governo do Estado já entregou um relatório contendo informações sobre a atual situação do leito do Rio Piranhas, por onde irão passar as águas da transposição. Ele acrescentou que o Estado vai fazer a limpeza e retificação ao longo do leito do rio, no trecho entre as barragens de Morros e de Boa Vista até a barragem Engenheiro Ávidos.
Eixo Leste
O Eixo Leste do Projeto, inaugurado em março deste ano, já garante o atendimento de aproximadamente um milhão de pessoas em mais de 30 cidades de Pernambuco e Paraíba. O São Francisco evitou que diversas cidades, a exemplo de Campina Grande (PB), entrassem em colapso hídrico, explicou o ministro.
Comentários