icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MP oferece 14 denúncias criminais contra prefeitos paraibanos

Denúncias se referem a crimes de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa. Investigação é da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público.

Publicado em 27/06/2011 às 16:28

Da Redação
Com Assessoria MPPB


O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (CCRIMP), ofereceu 14 denúncias criminais contra prefeitos paraibanos no período de janeiro a maio de 2011. A CCRIMP substituiu a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal (CCIAIF).

De acordo com dados da CCRIMP, quatro prefeitos (Malta, Serra Grande, Cabedelo e Santa Inês) foram denunciados com base no Decreto-Lei 201/67 por nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei. Com base no mesmo decreto-lei foram denunciados os gestores de Monte Horebe e Riacho de Santo Antônio por negar execução a lei federal, estadual ou municipal.

O MPPB ofereceu também denúncia contra os prefeitos de Coremas e São João do Rio do Peixe por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, também com base no Decreto-Lei 201/67. Os prefeitos de Boa Ventura e Monteiro foram denunciados por estelionato, com base no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

Por problemas em licitações foram denunciados também os prefeitos de Santa Cecília e Cajazeirinhas e o ex-prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley. Já o prefeito de Riacho dos Cavalos foi denunciado por desvio ou aplicação indevida de verbas públicas, com base no mesmo decreto-lei.

CCRIMP

A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa é vinculada ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e integrada pelo 1º subprocurador-geral e por até seis promotores de Justiça, com o objetivo de coordenar e acompanhar, em todas as comarcas do Estado, as atividades do Ministério Público no combate aos crimes de responsabilidade e aos atos de improbidade administrativa e de irresponsabilidade fiscal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp