icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MPT fiscaliza trabalho na campanha eleitoral

Medidas do Ministério Público do Trabalho visam garantir os direitos dos trabalhadores e também coibir o trabalho infantil.

Publicado em 29/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:19

O Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) na Paraíba vai fiscalizar as condições de trabalho das pessoas contratadas para atuarem nas campanhas políticas deste ano em todo o Estado, a fim de garantir os direitos dos trabalhadores e também coibir o trabalho infantil. As medidas serão discutidas com os representantes dos partidos políticos em audiência coletiva, na próxima sexta-feira, às 9h, no auditório do TRT, em João Pessoa. As agremiações partidárias foram notificadas pelo procurador-chefe, Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha.

Na audiência, Cláudio vai apresentar as medidas necessárias que serão adotadas durante o período eleitoral em relação à garantia dos direitos fundamentais trabalhistas dos que prestam serviços nesse período, entregando panfletos e santinhos, segurando bandeiras e colando cartazes, entre outras atividades.

De acordo com MTP-PB, a contratação de temporários para a prestação de serviços nas campanha eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato nem com o partido que fez a contratação, no entanto, o trabalhador tem direitos garantidos
Sendo assim, as carteiras de trabalho de todos os trabalhadores contratados temporariamente terão que ser anotadas, assim como as dos trabalhadores permanentes, com o respectivo recolhimento dos encargos sociais. Além disso, os trabalhadores em áreas a céu aberto terão que receber filtros solares, capas de chuva e água potável, sem prejuízo dos demais direitos decorrentes da relação de emprego por prazo determinado.

As recomendações serão fiscalizadas em todos os municípios paraibanos. A Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região é atualmente composta por membros e procuradores tanto na sede em João Pessoa quanto nas Procuradorias do Trabalho nos municípios de Campina Grande e Patos.

Os representantes dos partidos políticos e candidatos a cargos eletivos vão ser notificados pela MPT para que não utilizem menores de 18 anos em trabalho nas ruas ou locais insalubres e também nos que não exponham a perigo nenhum menor de 16 anos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp