icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MPT notifica prefeito de CG

Lei que já foi aprovada na CMCG autoriza o prefeito Romero Rodrigues a terceirizar serviços de saúde e de mais 14 atividades.

Publicado em 04/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:02


O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, de Campina Grande, já expediu notificação para o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PMDB), sobre lei municipal que o autoriza a terceirizar serviços na área da saúde e mais 14 atividades - Educação, Cultura, Trabalho, Cidadania, Urbanismo, Habitação, Saneamento, Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Organização Agrária, Indústria e Comércio, Comunicações e Transportes, Desportos e Lazer e Previdência. A audiência está prevista para o próximo dia 13, às 14h30, na Procuradoria do Trabalho de Campina Grande.

“A lei municipal reproduz um verdadeiro desmonte da administração pública municipal. O texto agride em diversos pontos a Constituição da República. Já restou provado, pela má experiência do Estado da Paraíba, que tal sistema não funciona. O MPT, inclusive, vai representar o município na Procuradoria Geral da República, afirmou o procurador-chefe do MPT, Eduardo Varandas.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba continuará a combater não só em João Pessoa e Campina Grande, mas em todo o Estado, leis estaduais e municipais que permitam a terceirização dos serviços de saúde e de outras atividades públicas, especialmente por Organizações Sociais, a exemplo do que foi observado na capital em relação ao Hospital de Trauma, que gerou um demorado processo judicial contra o governo do Estado.

No início da semana, durante realização de sessão conjunta da Câmara de Campina Grande e Assembleia Legislativa do Estado, os procuradores do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida e Eduardo Varandas Araruna (procurador-chefe) anunciaram a instauração de inquérito civil para apurar eventuais afrontas à Constituição com as terceirizações, que driblam os concursos públicos previstos no ordenamento jurídico. A lei, que já foi aprovada pela Câmara de Campina, autoriza o prefeito Romero Rodrigues a terceirizar serviços nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Trabalho, Cidadania, Urbanismo, Habitação, Saneamento, Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Organização Agrária, Indústria e Comércio, Comunicações e Transportes, Desportos e Lazer e Previdência.

José Mariz afirma que lei da prefeitura é constitucional

O procurador-geral do município, José Fernandes Mariz, disse que o prefeito Romero Rodrigues vai prestar todos os esclarecimentos ao Ministério Público do Trabalho e sustentou que a lei é constitucional. Ele ressaltou que haverá a construção de parcerias entre a gestão municipal e entidades não governamentais, conhecidas como 'organizações sociais', para o compartilhamento de ações em áreas específicas da estrutura administrativa. “Otimizar a realização dos serviços públicos, diminuir o custeio e descentralizar as ações da administração pública. Esses são alguns dos objetivos do programa de gestão pactuada, que deverá ser implantado em Campina Grande”, explicou.

Mariz acrescentou que o modelo é semelhante ao já implantado em outras cidades e estados do país, a exemplo do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e no governo da Paraíba.

Na mensagem enviada aos vereadores quando da aprovação do projeto de lei, o prefeito Romero Rodrigues disse que “Campina Grande não pode ficar ilhada com um modelo que, comprovadamente, vem causando grandes dissabores ao povo”. As formas e os modos em que as organizações sociais serão implantadas serão regulamentados pelo Executivo Municipal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp