POLÍTICA
Município de Areia vai ganhar campus da UEP
Governador Ricardo Coutinho firmou parceria com o ministro Aluízio Mercadante para instalação do Campus.
Publicado em 30/08/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:54
A cidade de Areia vai receber uma Unidade de Educação Profissional (UEP). A criação do campus foi acordada na quarta-feira (28), em Brasília, durante reunião realizada entre o governador Ricardo Coutinho e o ministro da Educação, Aluízio Mercadante. O campus de Areia vai ser instalado no prédio do Hotel Bruxaxá, graças à doação feita pelo governo do Estado.
A parceria do governo da Paraíba com o Ministério da Educação vai permitir a formação qualificada de profissionais na área de Turismo, Gastronomia e Hotelaria. O campus vai contar com a disponibilidade da infraestrutura do hotel, que fica localizado em Areia, e possui instalações favoráveis para o desenvolvimento dos cursos.
Segundo o governador Ricardo Coutinho, o novo campus vai poder formar mão de obra qualificada para atender à demanda turística, que anualmente aumenta na Paraíba, e que deve dobrar com a chegada do Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima.
“Estamos repassando o hotel para que seja formado um núcleo de desenvolvimento profissional. O Centro de Convenções vai dar uma repaginada no turismo, dialogando com avanços em toda a Paraíba. Isso significa uma mudança do perfil da região, o que vai ser de fundamental importância para a economia da Paraíba”, afirmou o governador.
O ministro da Educação, Aluízio Mercadante, referendou a afirmação do governador Ricardo Coutinho, acrescentando que o campus vai ser instalado em uma região reconhecidamente vocacionada para o turismo. “Acho a proposta fantástica. Vamos dar andamento, o hotel já existe, a estrutura está pronta. Vamos fazer cursos voltados para gastronomia e turismo. A demanda de turismo é grande e temos informação que vem crescendo na região. Vamos montar um grande polo de gastronomia e, quem sabe, um centro voltado para um dos produto típicos da região, que é a cachaça”, afirmou o ministro.
De acordo com o reitor da UEP, João Batista Oliveira, os cursos superiores de tecnologias passam a dar suporte prático ao desenvolvimento dos municípios. “Os cursos a serem ofertados em Areia deverão se concentrar no eixo tecnológico de hospitalidade e lazer. Para a instalação do campus em Areia levou-se em consideração a infraestrutura do Hotel Bruxaxá, que já está pronta e disponível para uso como hotel escola. Areia é uma cidade histórica, onde foi instalada a primeira faculdade de Agronomia do Nordeste. O benefício social para a região é grandioso”, disse o reitor.
Comentários