icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Mutirão do júri se inicia no dia 10 de março

Parceria entre CNJ e TJPB pretende dar mais celeridade à condução de inquéritos.

Publicado em 22/02/2013 às 6:00

O Termo de Cooperação Técnica para realização do mutirão do júri foi celebrado ontem, em João Pessoa, pelo TJPB, governo do Estado e Corregedoria Nacional de Justiça. A parceria pretende dar mais celeridade quanto à condução de inquéritos policiais, como também à instrução e julgamento dos processos judiciais de competência do Tribunal do Júri na comarca de Campina Grande e naquelas que compõem a Região Metropolitana da capital.

Para o ministro da Corregedoria Nacional de Justiça, Francisco Falcão, a celebração do termo entre tantos órgãos públicos demonstra a disposição de todos de enfrentarem o acúmulo de processos relativos a crimes dolosos contra a vida. “O mundo inteiro está clamando por segurança e justiça e o Estado, inerte, sem um posicionamento e sem uma resposta que tem que ser rápida. Por isso a necessidade do mutirão do júri”, disse. O estado da Paraíba é o segundo a realizar um mutirão do júri. O primeiro, segundo o ministro, foi feito de forma pioneira em São Paulo.

A desembargadora Fátima Bezerra destacou que o mutirão será importante para estabelecer a ordem e a harmonia social e reforçou a importância da união dos órgãos. Além das instituições citadas acima, celebram o convênio a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Defesa Social , a Secretaria de Estado da Cidadania e Administração Penitenciária, a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraíba.

O governador do Estado, Ricardo Coutinho, também reforçou que a segurança é uma tarefa de todos os poderes e ressaltou a importância de julgar processos de crimes contra a vida, já que a impunidade gera o aumento da violência.

O coordenador do mutirão, o desembargador José Aurélio da Cruz, não informou o número de processos que tramitam atualmente nos tribunais, mas informou que fará uma reunião na próxima terça-feira para fazer um levantamento de todas as varas e definir o cronograma. “Vamos julgar todos os processos até 2011.

Iniciaremos no dia 10 de março e o término está previsto para o dia 19 de dezembro, a menos que haja prorrogação”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp