icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Novas filiações elevam partidos na base do prefeito Luciano Cartaxo

Aliados negociam filiação em outras siglas sob a condição de que elas estarão na base de apoio do atual prefeito.

Publicado em 17/03/2016 às 8:00

O troca-troca de partidos na reta final de vigência da 'janela da infidelidade' tem servido para reforçar a aquisição de siglas para a base aliada do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que vai disputar a reeleição em João Pessoa. A três dias para o fim do prazo, PHS, PMN e PCdoB receberão aliados do pessedista com o compromisso de apoiá-lo no pleito deste ano. Ontem, os vereadores Santino e o licenciado Helton Renê anunciaram filiação no PMN e PCdoB, respectivamente.

O movimento dos vereadores traz para a base de Cartaxo dois partidos que flertavam com candidaturas oposicionistas. O PCdoB historicamente faz composições com o PSB de João Azevedo ou com o PT de Charliton Machado. Já o PHS estava no arco de alianças anunciado anteriormente pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), pré-candidato a prefeito da capital. Renê deixa o PP, enquanto Santino está abandonando o PTdoB.

Ainda ocupando o Procon Municipal, Helton Renê deve voltar à Câmara no início de abril já filiado ao PCdoB. Apesar de o partido ser aliado do PSB do governador Ricardo Coutinho na esfera estadual, Renê disse que trocou o PP pelo PCdoB apenas porque teve a garantia do presidente municipal do partido, Agamenon Sarinho, de que a legenda vai apoiar o projeto de reeleição de Cartaxo. “Acredito que o PCdoB não vá voltar atrás. Ponderando o bom senso e a prudência que estamos indo para fortalecer a candidatura de Cartaxo”, disse.

À parte das motivações políticas, Renê também revelou questões partidárias que motivaram a sua decisão. “Eu gosto de discutir, de construir no coletivo, e no PP não havia espaço para isso. As discussões só acontecem em momentos políticos pontuais, e quando acontecem. Saio com tristeza, porque cultivei amigos, mas no PCdoB terei espaço”, justificou.

Também querendo estar no palanque de Cartaxo, o vereador Santino deixou ontem o PTdoB. O partido é aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB) na esfera estadual e deve apoiar a pré-candidatura de João Azevedo para prefeito da capital.

Na base governista, a incógnita ainda é o destino do vereador Bosquinho (DEM), que tem sido pressionado para tomar uma postura. O Democrata é aliado do prefeito Luciano Cartaxo, mas o partido deve manter aliança com o PSB e apoiar João Azevedo na capital.

No caso de Marco Antonio, ele foi para o PHS já com status de presidente municipal do partido. A expectativa é de que haja uma articulação para sepultar a propositura do deputado Wilson Filho (PTB) como pré-candidato na capital e consiga levar o PTB para a coligação de apoio ao prefeito.

Já o oposicionista Lucas de Britto usou a tribuna da Casa, ontem, para oficializar a saída do Democratas. Ele deve ir para o PSL e levar consigo o ainda governista Djanilson (PPS). Britto tem pretensões de se candidatar a prefeito da capital.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp