POLÍTICA
Obra parada da PMJP é usada como depósito
Cecaf está com obras paralisadas há mais de uma ano e o espaço vem servindo para gurdar máquinas e caminhões.
Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33
As obras do Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), localizado no bairro do José Américo, já estão há 1 ano e 2 meses paralisadas. A estrutura física do centro, ou seja, o prédio, foi entregue em dezembro de 2012. Por enquanto o local está servindo de depósito para dezenas de máquinas (carros-pipa, caminhões-caçamba e retroescavadeiras) que serão distribuídas a municípios paraibanos pelo governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O maquinário seria entregue pela presidente Dilma Housseff em visita agendada para o último dia 18, mas que não aconteceu, e nem há previsão de nova agenda. Quanto ao Cecaf, a Prefeitura de João Pessoa promete retomar as obras em março.
Esse é o quarto lote de máquinas entregues pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O MDA informou que até o dia 21 de fevereiro foram entregues 219 retroescavadeiras, 201 motoniveladoras, 132 caminhões-caçamba, 125 caminhões-pipa e 32 pás carregadeiras. Nem o Palácio do Planalto nem o MDA informaram se a visita da presidente Dilma Rousseff foi remarcada e se ela vai fazer a entrega do maquinário.
Embora a construção do Cecaf seja fruto de convênio com o MDA, a coordenadora da Central de Comercialização, Tânia Maria de Sousa, ressalta que as duas ações não possuem nenhuma ligação. Enquanto as máquinas serão distribuídas a municípios com até 50 mil habitantes, o Cecaf atenderá agricultores familiares, que poderão comercializar seus produtos diretamente com os consumidores, sem a presença de um intermediário.
De acordo com Tânia Maria, as obras serão retomadas logo que sejam concluídas as licitações para a construção da rede de esgoto e estacionamento e também para a compra dos equipamentos internos do Centro, que inclui câmaras frias, refrigeradores, escritórios, lanchonetes e boxes para abrigar a produção dos agricultores. Tânia explica que as obras de pavimentação e tubulação da rede de esgoto não estavam previstas no projeto original e que a prefeitura fará um investimento de cerca de R$ 500 mil para concluir esta etapa.
“Os demais equipamentos estão previstos no projeto e os recursos já estão disponíveis na Caixa [Econômica Federal]”, garantiu.
A coordenadora ressaltou que as licitações para a conclusão das obras estão em curso e que espera que o MDA entregue as máquinas que ocupam o terreno do Cecaf até o processo final da licitação e contratação da empresa para o início das obras.
Tânia garantiu, ainda, que o Centro de Comercialização de Agricultura será concluído até o segundo semestre deste ano e que a prefeitura já está criando um banco de dados para cadastrar os agricultores familiares que serão beneficiado com o projeto.
ESTRUTURA
O Cecaf conta com uma área de 2.176m². A estrutura é dividida em dois pisos e inclui 12 boxes, quatro lanchonetes, seis banheiros, duas câmaras frigoríficas, duas recepções, um almoxarifado, uma copa, dois setores de lavagem, um coodeter, uma sala de estudo de mercado e um auditório com capacidade para aproximadamente 70 pessoas.
Comentários