icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Pacto II pode excluir 50 cidades inadimplentes

Municípios que não prestaram contas dos recursos recebidos na primeira fase do Pacto pelo Desenvolvimento Social, podem ficar fora da segunda etapa.

Publicado em 16/02/2013 às 6:00


A segunda etapa do Pacto pelo Desenvolvimento Social, que será lançada na próxima segunda-feira pelo governador Ricardo Coutinho, pode deixar de fora mais de 50 municípios que não prestaram contas dos recursos recebidos na primeira fase. O secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, informou que, enquanto não regularizar a situação, o município não vai poder celebrar novos convênios.

No Pacto I foram disponibilizados R$ 50 milhões para 274 projetos nas áreas de saúde e de educação. Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal mostra que na saúde foram firmados 119 convênios com 141 prefeituras. Até o dia 10 de janeiro último, 78,1% das prefeituras haviam prestado contas. Já na educação, foram firmados 155 convênios com 141 municípios, sendo que, destes, 81,6% apresentaram a prestação de contas.

Manoel Ludgério disse que as prestações de contas são analisadas por uma comissão própria formada por técnicos das secretarias de Educação e da Saúde. Ele informou que o prazo termina dia 31 de março. Se até lá o prefeito não prestar contas, o município não poderá participar do Pacto II. “Os que ainda não prestaram contas têm até 31 de março para fazê-lo, sob pena de deixar o município inadimplente”, afirmou o secretário.

Ele informou que já mandou uma circular para todas as prefeituras fazendo o alerta para que o município não fique impedido de firmar parcerias com o governo do Estado. “Quem não prestar contas do Pacto I não vai se habilitar para o Pacto II”, observou. Segundo ele, os recursos da segunda etapa do programa preveem investimentos da ordem de R$ 90 milhões em quatro áreas: educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento humano.

As novas ações do Pacto pelo Desenvolvimento Social programadas para 2013 serão anunciadas pelo governador Ricardo Coutinho durante encontro com os prefeitos, que acontecerá na próxima segunda-feira, no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, a partir das 9h.

“No final da tarde o governador vai entregar ônibus do programa Caminho da Escola e depois vai falar sobre as diretrizes do Pacto Social II”, acrescentou Ludgério.

O programa, que foi lançado em 2011 pelo governador Ricardo Coutinho, pretende melhorar os índices de desenvolvimento humano nos municípios, estreitando o relacionamento administrativo entre o governo estadual e as prefeituras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp