icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paraíba tem três cidades com prefeitos eleitos, mas barrados pela Justiça Eleitoral

Os três candidatos sub judice tiveram as candidaturas indeferidas e tentam recurso.

Publicado em 16/11/2020 às 18:05 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:37


                                        
                                            Paraíba tem três cidades com prefeitos eleitos, mas barrados pela Justiça Eleitoral
Foto: Raniery Soares/Jornal da Paraíba

Os eleitores de 219 municípios paraibanos encerraram este domingo (15) conhecendo quem vai comandar a sua cidade a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Para outras quatro delas, a situação ainda está indefinida. Além de João Pessoa, que o pleito será definido apenas no segundo turno, no próximo dia 29 de novembro, em três cidades os candidatos, embora tenham sido escolhidos pelo eleitorado, estão com o registro barrado pela Justiça Eleitoral e só poderão assumir caso consigam reverter a decisão em instâncias superiores.

O caso mais emblemático é o de Cachoeira dos Índios, em que dois candidatos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa e a cidade segue sem definição de quem será o prefeito a partir do próximo ano. Em busca da reeleição, o prefeito Allan Seixas (PSB) teve o nome barrado pela Justiça Eleitoral, mas preferiu manter a candidatura apostando em um novo recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apos ter perdido no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Allan venceu o pleito com 52,26% (3.150 votos) contra a sua única concorrente, Francisca de Moura (PP). A candidata se apresentou à disputa já em substituição ao candidato Têta (PP), esposo dela, também barrado pela Justiça Eleitoral com base na Ficha Limpa.

Mais dois

Em Princesa Isabel, o atual prefeito Ricardo Pereira (Cidadania) venceu a eleição com 52,60% (6.301 votos), mas a votação está anulada sub judice já que a candidatura dele foi indeferida com recurso por ele ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele enfrentou na disputa Dr Alan Moura (DEM), que obteve 25,80% (3.091 votos) e Sidney Filho (PSDB), que recebeu 21,60% (2.587 votos).

Ricardo Pereira teve um recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no último dia 13 de novembro, para tentar reverter o quadro e se manter na cadeira, e ainda não apresentou recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesma situação vive Evandro Araújo, também do Cidadania, que disputou a vaga de prefeito de Gado Bravo com a candidatura indeferida com recurso desprovido pelo TRE-PB. Ele venceu com 48,36% (2.783 votos), contra os 38,49% (2.215 votos) de Dr Paulo (PSDB) e os 13,15% (757 votos) obtidos por Zé de Cazuza (PL). Evandro Araújo teve a candidatura indeferida por ter sido enquadrado na Lei Ficha limpa e, por consequência, não apresentar requisito de registro.

Sub judice

A decisão de manter o nome do candidato barrado na urna foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 12 de novembro, ao analisar uma decisão do TRE de Alagoas, que havia retirado o nome de um candidato da urna. O TSE entendeu que um candidato somente pode ser impedido de receber votos na urna eletrônica caso tenha a candidatura indeferida em última instância, sem recurso pendente.

A candidatura recebe o status de sub judice quando seu registro ainda é alvo de disputa jurídica. Esses casos costumam se resolver somente após a eleição, com o desfecho de recursos enviados ao próprio TSE. A Lei das Eleições determina que a validade dos votos dados a candidatos nessa situação fique condicionada ao eventual deferimento do registro pela instância superior.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp