icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paraíba, terra de Ariano e do ex-governador Eduardo Campos

Publicado em 09/06/2015 às 11:19 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:29

Dois socialistas já falecidos, com renome nacional e muito prestígio entre os militantes do PSB na Paraíba. Assim podem ser definidos escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Os dois têm dado nome aos principais empreendimentos construídos pelo governo do Estado, em João Pessoa, desde o ano passado. Em comum, eles ostentam a militância política no estado vizinho.

A homenagem mais recente foi feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que, por decreto, deu o nome de Pedra do Reino ao Teatro do Centro de Convenções da Paraíba. A medida lembra Ariano Suassuna, que morreu em julho do ano passado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado. Em tramitação na Assembleia Legislativa, um projeto do deputado Jeová Campos também quer homenagear o escritor dando seu nome ao Palácio da Redenção, que abriga a sede do Poder Executivo estadual. O Centro Cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE), inaugurado recentemente, também foi batizado de Ariano Suassuna.

Ainda em vida, o escritor foi homenageado pela Prefeitura de João Pessoa com a escultura a “Pedra do Reino”, um monumento de 8,5 metros de altura. O escritor também dá nome ao teatro do Colégio Pio X.

Em termos de homenagem, Ariano só tem concorrido com o ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado em um trágico acidente aéreo. A Via Perimetral Sul, que está em construção pelo governo do Estado, recebeu o nome de Campos em janeiro deste ano. O autor da homenagem é o deputado Hervázio Bezerra (PSB). A via compreende o entroncamento da BR-101 - Conjunto Gervázio Maia/ Colinas do Sul/ Valentina/ Mussumagro – até o entroncamento da PB-008, em João Pessoa.

Na justificativa, o socialista afirma que Eduardo Campos foi um grande brasileiro: “economista e político, ex-governador do estado de Pernambuco, presidente do PSB e candidato a presidente nas eleições 2014”. O socialista lembra, ainda, que o homenageado se formou em Economia pela UFPE, aos 20 anos, como aluno laureado e orador da turma.

O ex-governador também dá nome ao viaduto do Geisel, em construção às margens da rodovia BR-230. O decreto foi assinado pelo governador Ricardo Coutinho no mês passado. Bruno Cunha Lima (PSDB) chegou a sugerir o nome do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra para o viaduto, mas a proposta foi rejeitada.

ARIANO SUASSUNA

Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções
homenagem do governo do Estado à obra de Ariano Suassuna

Escultura a “Pedra do Reino”
situada na Lagoa, construída quando Ricardo Coutinho era prefeito de João Pessoa

Palácio da Redenção Ariano Suassuna
projeto de autoria do deputado Jeová Campos (PSB), em tramitação na Assembleia

Centro Cultural Ariano Suassuna
inaugurado recentemente pelo TCE

Teatro Ariano Suassuna
a homenagem mais antiga ao escritor e dramaturgo, localizado no Colégio Marista Pio X*

EDUARDO CAMPOS

Via Perimetral Sul Eduardo Campos
proposta do deputado Hervázio Bezerra (PSB), aprovada na Assembleia

Viaduto do Geisel
recebeu o nome por decreto do governador Ricardo Coutinho e está em construção às margens da rodovia BR-230

* Homenagem concedida em vida ao escritor paraibano

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp