POLÍTICA
Paraibano vai dirigir ministério de R$ 17 bilhões
Aguinaldo Ribeiro assume Ministério das Cidades e posse deve acontecer nesta segunda-feira (6). Ele ainda não escolheu nomes para sua equipe.
Publicado em 03/02/2012 às 6:30
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) é o novo ministro das Cidades e vai comandar um orçamento de R$ 17 bilhões. A Paraíba volta a ter um representante no ministério depois de mais de uma década. A posse está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6. Ele aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) durante reunião ontem, no Palácio do Planalto, após a saída do deputado Mário Negromonte da pasta, que caiu após denúncias de irregularidades no ministério. A ida de Aguinaldo para Cidades abre vaga na Câmara Federal para o segundo suplente Armando Abílio (PTB).
Em entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, Aguinaldo Ribeiro disse que agilizar os programas habitacionais, como o 'Minha Casa, Minha Vida', foi a primeira recomendação que recebeu da presidente Dilma Rousseff. Ele admitiu que a pasta é “complexa”, com desafios em áreas muito diferentes, que vão desde programas habitacionais a questões de saneamento e trânsito.
“Vamos ter este fim de semana para nos inteirarmos de todas essas questões e apresentarmos o que a presidente realmente quer, que são resultados efetivos dessas ações do ministério. A recomendação é sobretudo de corrermos para vencer alguns entraves, por exemplo no 'Minha Casa, Minha Vida'. Temos uma relação com a Caixa que precisamos dinamizar ainda mais para dar agilidade a todos esses programas”, disse.
O ministro declarou ainda que não definiu nomes para compor sua equipe, mas que deve começar a pensar nas indicações nos próximos dias. Perguntado sobre a possibilidade da atual secretária nacional da Habitação, Inês Magalhães, assumir a secretaria executiva, o ministro disse que ainda não avaliou a indicação, mas que “tem referências muito boas” sobre a secretária.
O Ministério das Cidades tem, entre suas atribuições, a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento urbano, de habitação, de transporte urbano e de trânsito. O ministério também trata da promoção de ações nas áreas de urbanização e de saneamento básico e ambiental. A pasta é encarregada de políticas de subsídio à habitação popular.
Comentários