PLENO PODER
Cássio e Veneziano: apoio momentâneo ou aliança duradoura?
Ontem Cássio assegurou que estará ao lado de Veneziano em seus "próximos embates"
Publicado em 25/10/2022 às 11:46
Depois de travarem disputas intensas em Campina Grande, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Veneziano Vital (MDB) estão no mesmo palanque este ano. Ontem estiveram juntos pela primeira vez, em um evento de campanha do candidato Pedro Cunha Lima (PSDB). O encontro, registrado em fotos e vídeos, era inimaginável tempos atrás, mas passou a ser uma das fotografias do segundo turno na Paraíba.
Hoje a pergunta que é feita é se a união será duradoura ou passageira.
Uma questão cuja resposta não é simples. Ela depende, claro, do resultado do pleito estadual no próximo domingo.
Uma vitória de Pedro certamente contribuiria para a longevidade da aliança.
O emedebista pensa em 2026, quando deverá tentar a reeleição no Senado Federal e precisará de apoios para a futura empreitada. Um insucesso dos tucanos, porém, dificultaria os planos.
A assimilação da aliança por outros nomes que integram o grupo Cunha Lima é outro ponto importante. Nomes como o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSC) e o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) observam à distância a nova aliança.
Entenderam a junção como 'pragmática', mas ainda parecem avaliar os reflexos que podem vir mais adiante.
Ontem Cássio assegurou que estará ao lado de Veneziano em seus "próximos embates", mas a métrica das palavras ditas numa campanha eleitoral nem sempre resiste às intempéries que são próprias do tempo da política.
Certo, por enquanto, é que o senador emedebista apostou todas as fichas que tinha disponíveis na campanha de Pedro. Convenceu prefeitos e outros aliados a fazerem o mesmo percurso. Uma dúvida que existia, assim que o anúncio de seu apoio foi feito.
Se o caminho percorrido por Cássio e Veneziano juntos será longo, ou não, só o tempo dirá...
Comentários