PLENO PODER
Disputa em Santa Luzia: candidato à reeleição, prefeito tenta consolidar 'trégua' na hegemonia dos Morais
Eleição na cidade tem prefeito e ex-prefeito na disputa. De 1988 para cá, grupo Morais só perdeu uma campanha: em 2016
Publicado em 03/11/2020 às 13:56 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:07
A disputa é, talvez, uma das mais imprevisíveis e acirradas da Paraíba este ano. Isso porque de um lado o atual prefeito, Zezé (MDB), concorre à reeleição. Do outro, o ex-prefeito Ademir Morais (DEM) tenta voltar à prefeitura e integra o grupo que durante anos manteve o comando da gestão municipal.
De 1988 para cá a cidade assistiu a gestões apoiadas pelo grupo Morais, liderado hoje pelo ex-senador Efraim Morais (DEM). Naquele ano Antônio Bento de Morais foi eleito prefeito do município, pelo antigo PFL. Quatro anos depois, Itó Morais assumiu a gestão municipal.
Em 1996 foi a vez de Umberto Marinho. Depois, no ano 2000, o ex-prefeito Itó voltou a ser eleito para comandar a prefeitura.
Quatro anos depois, um ex-adversário do grupo, o médico Antônio Ivo, elegeu-se com o apoio da família Morais. Em seguida, em 2008, Ademir Morais assumiu o comando da gestão e foi reeleito em 2012.
O grupo Morais só foi derrotado em 2016, pela atual chapa Zezé e Chicão. Caso seja reeleita, ela consolida uma ‘trégua’ na hegemonia do grupo na cidade, considerada a mais importante do Vale do Sabugi.
A disputa por lá tem sido metro a metro, de casa em casa, com apoiadores empolgados dos dois lados.
Se vencer, Zezé e Chicão farão história. Caso seja vitorioso, Ademir retoma uma trajetória escrita há anos na cidade. O páreo é duro e o resultado só será conhecido dia 15. Até lá, a disputa pelo voto é incessante.
Comentários