PLENO PODER
Governo endureceu regras, mas índices de isolamento social na Paraíba continuam baixos
Plataforma mostra que, mesmo com decretos mais restritivos, isolamento social não apresentou melhorias significativas
Publicado em 22/03/2021 às 10:48 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:11
As medidas de isolamento social, os decretos e regras, são importantíssimos para o enfrentamento à pandemia. Mas eles sozinhos, não conseguem, nem de longe, resolver o problema. Na Paraíba os decretos não têm sido suficientes, inclusive, para sequer ampliar os índices de isolamento social.
Dados da plataforma 'Inloco' mostram que o índice de isolamento social no Estado continua muito abaixo do patamar recomendado pelas autoridades de saúde. O nível é semelhante ao registrado no restante do país, com altos e baixos.
O endurecimento das regras, do fim de fevereiro para cá, não provocou uma alteração significativa nesses dados.
Agora, na fase mais grave da pandemia, os números ainda oscilam entre 46% e 48% nos fins de semana e de 40% a 33% de segunda a sexta-feira.
Ontem, por exemplo, a plataforma registrou um índice de 46,6%. No dia 17 deste mês, o isolamento foi de apenas 35,4%. No dia 5 de março chegou a 33,7%.
Do início da pandemia até hoje, o Estado registrou o maior índice no dia 22 de março do ano passado, com 58,5%. Depois, foi reduzindo aos poucos esse percentual.
Os números da plataforma são utilizados pela Secretaria de Saúde do Estado no acompanhamento da crise. Eles deixam um recado claro aos poderes públicos: os decretos sozinhos, sem fiscalização, não alteram o quadro.
Antes de endurecer as regras, é preciso ampliar as ações de fiscalização para garantir o cumprimento das já existentes. Do contrário, a 'letra fria' continuará sem resultados expressivos...
Comentários