icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Justiça da Paraíba manda ‘123 Milhas’ fornecer passagens ou reembolsar clientes

Decisão foi motivada por Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado

Publicado em 25/08/2023 às 8:05 | Atualizado em 25/08/2023 às 11:51


                                        
                                            Justiça da Paraíba manda ‘123 Milhas’ fornecer passagens ou reembolsar clientes
Foto: Arquivo

Uma decisão da juíza Andréa Dantas Ximenes, da 9ª Vara Cível de Campina Grande, determinou que a empresa ‘123 Milhas’ forneça passagens da linha Promo ou reembolse os clientes que não desejarem receber voucher’s. A liminar é a primeira do país em uma Ação Civil Pública (ACP) e é válida, em tese, para todos os consumidores.

A ação foi movida pela Defensoria Pública do Estado. Uma outra iniciativa semelhante foi adotada pela Defensoria Pública de Minas Gerais, mas ainda sem liminar concedida.

Dias atrás o Juizado Especial Cível de João Pessoa já havia concedido uma liminar com conteúdo parecido, mas em uma ação individual proposta por clientes da empresa.

Na decisão a magistrada ainda determinou a aplicação de multa para a empresa em caso de descumprimento.

“Entendo por bem fixar multa de por descumprimento da presente decisão no valor que ora fixo em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por cada bilhete não emitido ou por cada negativa de restituição de valor integral”, ressalta a decisão.

“Viagens exigem uma logística de preparação, muitas vezes havendo reserva de hospedagens, compra de ingressos de eventos, enfim, cria-se toda uma expectativa que não pode ser frustrada ao bel prazer da demandada”, observa a juíza.


				
					Justiça da Paraíba manda ‘123 Milhas’ fornecer passagens ou reembolsar clientes

O caso

No fim de semana o Ministério do Turismo informou que pretende acionar a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, para investigar os cancelamentos.

A agência 123 Milhas anunciou na última sexta-feira (18) que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional. A medida afetará viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”, diz comunicado publicado no site da empresa.

Segundo a agência, esses vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas. No comunicado, entretanto, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, diz a nota da companhia.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça da Paraíba manda ‘123 Milhas’ fornecer passagens ou reembolsar clientes

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp