PLENO PODER
Ministério Público do Trabalho instaura inquérito para apurar denúncias contra a FIEP
Segundo denúncia, entidade teria violado direitos previstos na CLT.
Publicado em 10/04/2023 às 16:39
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba instaurou nesta segunda-feira (10) um inquérito para apurar irregularidades na gestão do patrimônio sindical da FIEP, SENAI, SESI e IEL, que compõem o Sistema S. A entidade teria violado direitos previstos na CLT.
A decisão para abertura do procedimento foi da procuradora Marcela de Almeida Maia Asfora, que atua na Procuradoria do Trabalho em Campina Grande. "Os fatos narrados e objeto da investigação ministerial denotam lesões a direitos e interesses que transcendem a esfera jurídica meramente individual e, em tese, constituem violação a dispositivos vigentes na CLT e na Constituição Federal", argumentou.
O prazo para conclusão do inquérito é de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período quantas vezes o MPT julgar necessário.
A denúncia, feita em em dezembro de 2022, partiu de um grupo de sindicatos industriais. Eles relataram problemas que teriam sido encontrados na gestão da FIEP, SENAI, SESI e IEL.
O blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da entidade e pediu um posicionamento a respeito do assunto. Até agora não houve resposta.
Mais denúncias
Além desse inquérito, a FIEP enfrenta denúncias do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público da Paraíba, que denunciou o presidente Buega Gadelha e mais 8 pessoas por fraudes em obras do Sistema S.
Comentários