PLENO PODER
Não há mais 'clima' para permanência de Capitã Rebeca e João Almeida na mesma secretaria da PMJP
Impasse teve início após fiscalizações feitas pela Capitã na Capital
Publicado em 09/01/2026 às 11:25

"Estou avaliando se existe clima. Vou conversar pessoalmente com o prefeito. Estamos fazendo todas essas avaliações". As palavras são da Capitã Rebeca, secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, em entrevista à Rádio CBN nesta sexta-feira (09).
Rebeca é alvo de uma polêmica nas redes sociais com o secretário titular da Pasta, João Almeida, nos últimos dias. Ela foi afastada das funções de fiscalização da Guarda Municipal, após publicar vídeos ao lado das equipes.
A Capitã afirmou que outras diretorias da Guarda são ocupadas por servidores que não são do órgão e lembrou que como secretária executiva teria competência para acompanhar o trabalho das equipes.
"Tenho certeza que o prefeito Cícero não compactua com essas coisas. A gente vai sentar e reavaliar e vamos ver os próximos passos", avaliou Rebeca.
O embate entre os dois parece ter um viés muito mais político. É que tanto Rebeca como João Almeida disputaram vagas na Câmara de Vereadores da Capital em 2024 - nos partidos Republicanos e PDT, respectivamente.
A tese, que não sai da cabeça dos defensores da Capitã, é que João Almeida não gostaria de ter o 'brilho' ofuscado na gestão da Pasta. O secretário é Policial Rodoviário Federal e também costuma focar na pauta da Segurança Pública.
Nos últimos dias o atrito tem mobilizado apoiadores e críticos da Capitã nas redes sociais, mas chegado também aos ouvidos de caciques partidários. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Rep), ligou para Rebeca prestando solidariedade.
O prefeito da Capital também foi informado, mas até agora não interferiu no impasse. Contenda que já inviabilizou, por completo, a permanência dos dois auxiliares em uma mesma secretaria.

Comentários