PLENO PODER
No último dia para substituição, Paraíba tem 168 candidatos 'barrados' pela Justiça Eleitoral
Entre os principais motivos de indeferimentos estão pendências na desincompatibilização e casos enquadrados na Lei da Ficha Limpa
Publicado em 26/10/2020 às 11:30 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:08
Termina hoje o prazo estabelecido pela legislação eleitoral para substituição de candidatos para a disputa das eleições municipais deste ano. E, na Paraíba, muitas coligações estão tendo dor de cabeça com esse limite. É que 168 candidatos a cargos de prefeito e vereador já foram indeferidos pela Justiça Eleitoral e agora os partidos, sobretudo no caso dos prefeitáveis e candidatos a vice, terão que apresentar substitutos.
Foi o caso, por exemplo, do prefeito da cidade de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, que teve o registro de candidatura indeferido e optou por ser substituído pela sobrinha, Anna Virgínia (Avante).
Além dos indeferidos, 161 desistiram de concorrer, 18 não tiveram os pedidos reconhecidos, 7 cancelaram a solicitação de registro e dois faleceram.
Entre os motivos mais comuns de indeferimento estão problemas relacionados ao registro, como falta de desincompatibilização, por exemplo; pendências junto aos partidos e casos enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
Em muitas situações os partidos e coligações deverão recorrer dessas decisões, mas arriscam tudo na batalha jurídica. Se perderem lá na frente, em outras instâncias, terão problemas sérios a serem resolvidos - mesmo que terminem vitoriosos nas urnas.
Comentários