icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

OAB repudia declarações de chefe da Defensoria sobre advogados dativos

Publicado em 03/04/2024 às 17:48 | Atualizado em 03/04/2024 às 18:22


                                        
                                            OAB repudia declarações de chefe da Defensoria sobre advogados dativos
Foto: divulgaçõa/OAB-PB
As declarações dadas pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, em entrevista ontem à Rádio CBN, continuam repercutindo. Madalena criticou a nomeação por juízes de advogados dativos, para audiências, diante da ausência de defensores públicos no Estado. Para ela, algo prejudicial ao atendimento das pessoas hipossuficientes e também para o Estado, que possui um déficit atual de 140 defensores. As declarações foram repercutidas pelo Blog e também hoje no Bom Dia Paraíba. Nos bastidores, magistrados ficaram descontentes com as colocações. Elas também não agradaram a advocacia. Hoje à tarde, através de nota, a Seccional da OAB na Paraíba repudiou o conteúdo das declarações de Madalena Abrantes.

Segue a nota na íntegra

A Ordem dos Advogados da Paraíba, Seccional Paraíba (OAB-PB), repudiou, nesta quarta-feira (03), declarações da defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes, que durante uma entrevista a uma emissora de rádio de João Pessoa insinuou supostas irregulares na designação de advogados dativos por parte de magistrados durante audiências. 

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, disse que viu com muita estranheza as declarações da defensora pública-geral, que atacou de forma inadequada instituto da Advocacia da Ativa, que tem ajudado na prestação jurisdicional". "É bom esclarecer que a Advocacia da Ativa é a assunção pelo advogado da realização de um ato profissional exatamente pela inoperância de um órgão estatal, que tem a obrigação de fazê-lo. Quando um magistrado convida um advogado para realizar o ato, está fazendo pela inércia que se viu da atuação  do órgão competente", afirmou.

Harrison Targino acrescentou que "a Advocacia da Paraíba tem dado o melhor de si para realizar a missão enquanto advogado dativo, com muito denoto e muita competência". "Inclusive, os registros que temos são de muito êxito nessa missão realizada pela Advocacia Paraibana. Nós insistimos na necessidade de respeitar advogado, regulamentar a Advocacia da Ativa, garantir o pagamento devido a profissionais que atuam, sem isso significar nenhum tipo de desapreço à Defensoria Pública, que realiza seu trabalho", afirmou.

O presidente da OAB-PB também disse estranhar declarações que imputam a juízes a escolha personalíssima de determinados advogados, já que não tem sido essa prática verificada no Judiciário. Harrison Targino lembrou que, "quanto ao tema, a OAB da Paraíba propôs uma regulamentação, durante reunião que contou com presença da Defensoria Pública Geral, da Procuradoria Geral do Estado e a Corregedoria Geral de Justiça para tratar dos critérios de escolha e das formas de pagamentos. "A OAB-PB apresentou propostas específicas e claras acerca dessa regulamentação. Por isso, para mim, foi absolutamente estranho a fala, como posta e como feita pela Defensoria Pública", destacou. 

"Por fim, lembro que o advogado é indispensável à administração da Justiça e o respeito à atuação do advogado é dever de todos nós. Advocacia merece respeito", concluiu Harrison Targino.

Imagem ilustrativa da imagem OAB repudia declarações de chefe da Defensoria sobre advogados dativos

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp