PLENO PODER
Pesquisa Ipec aponta para disputa apertada e com resultado imprevisível na Paraíba
Veja outros números da pesquisa
Publicado em 21/10/2022 às 8:36
Os números da pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA), divulgados ontem, mostram que os dois candidatos que disputam o Governo do Estado na Paraíba, João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
O socialista numericamente à frente, com 47% das intenções de voto; enquanto o tucano aparece com 42%.
Esse recorte já aponta, quando visto isoladamente, para uma disputa apertada e imprevisível. Mas há outros dados, no levantamento, que reforçam essa tese.
Um deles é o bom desempenho de Pedro em João Pessoa. O candidato obteve 52% das intenções de voto, contra 38% de Azevêdo.
Além de ser o maior colégio eleitoral do Estado, o resultado demonstra que o tucano conseguiu alcançar o eleitorado bolsonarista da Capital, que proporcionou uma votação majoritária ao ex-candidato Nilvan Ferreira (PL) no primeiro turno.
Por outro lado, João continua forte no interior do Estado, onde possui o apoio da maior parte dos prefeitos. O candidato à reeleição aparece 49% da preferência dos paraibanos que residem em cidades interioranas.
Um outro é o fortalecimento de sua campanha junto ao eleitorado jovem, que costuma dar mais engajamento na reta final de disputas. Pedro aparece com 57% das intenções de voto no público entre 16 e 24 anos. Já João tem melhor desempenho entre aqueles que possuem mais de 45 anos.
Os números do Ipec mostram ainda que 7% dos entrevistados estão inclinados a votar branco ou nulo, enquanto 4% dizem não saber ou preferem não opinar. Esses percentuais abrem espaço para evolução das duas campanhas nessa reta final.
Na campanha de João, a pesquisa liga o sinal de alerta. Para os tucanos, os números trouxeram entusiasmo. A disputa pelo Governo do Estado será 'voto a voto' nos próximos dias.
Comentários