PLENO PODER
PMCG notifica nove imóveis por despejo irregular de esgoto no Açude Velho
Relatório foi apresentado pela Prefeitura em uma audiência do Ministério Público
Publicado em 19/01/2026 às 13:25 | Atualizado em 19/01/2026 às 13:39

O Ministério Público da Paraíba realizou uma audiência junto com a Prefeitura de Campina Grande, nesta segunda-feira. O MP solicitou que a PMCG apresentasse a identificação de possíveis infratores de despejo ilegal de esgoto no Açude Velho.
A audiência foi convocada pelo promotor de meio ambiente do MP, Hamilton Neves, e contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima (UB) e de secretários municipais. Na audiência, o prefeito apresentou uma relação de 66 imóveis que foram fiscalizados pelo Poder Público.
Dos imóveis fiscalizados, nove foram notificados por despejo de esgoto irregular. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Campina Grande, Dorgival Vilar, os proprietários foram notificados e serão multados pela Prefeitura.
O pedido dessa fiscalização se deu por conta do desastre ambiental no Açude Velho, quando mais de 10 toneladas de peixes mortos foram retirados da água do principal cartão-postal da Rainha da Borborema.

Ações para revitalização do Açude Velho
Desde a semana passada, o Poder Público emitiu uma nota técnica trazendo as principais ações que seriam feitas a curto, médio e longo prazo para a revitalização do Açude Velho. Um deles, tido como necessidade imediata, é a instalação de aeradores para oxigenar a água. De acordo com Dorgival Vilar, a instalação elétrica desses equipamentos começou nesta segunda-feira.
O prefeito Bruno relatou que o plano de correção definitiva do problema do Açude Velho deve ser iniciado ainda neste ano, depois da definição do caminho a ser tomado para essa correção e da abertura de um processo licitatório.
"A gente trabalha com um prazo. Essa solução precisa ser estudada e vem sendo debatidas com a academia, com professores, com técnicos. Não podemos só interromper a contribuição do esgoto, isso gera o risco de o açude secar. A ideia é tratar a água para que ela chegue mais limpa. Também precisaremos fazer um desassoreamento", disse Bruno Cunha Lima.
De acordo com o secretário de Obras de Campina Grande, Joab Machado, o valor pedido para a execução de todas as obras de revitalização do Açude Velho supera a casa de R$ 30 milhões. Na audiência, Bruno disse que a Prefeitura já tem o recurso necessário para isso.
Texto: Gabriel Abdon

Comentários