PSDB faz opção mais segura ao decidir pelo apoio a Ruy Carneiro em João Pessoa

Pedro Cunha Lima em entrevista à CBN. Foto: Wellington Faustino/TV Cabo Branco

O PSDB paraibano anunciará amanhã apoio à pré-candidatura do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) a prefeito de João Pessoa, em 2024. O grupo faz uma opção, com isso, por um caminho mais ‘seguro’ do ponto de vista eleitoral. É que Pedro Cunha Lima, presidente estadual da legenda, teve uma boa votação na Capital ano passado, quando disputou o Governo do Estado, mas Ruy é um nome consolidado há tempos no debate eleitoral pessoense.

A votação de Pedro em 2022 e o seu bom desempenho poderiam não se repetir em uma disputa municipal, onde as especificidades e a identificação com a cidade são elementos que pesam no embate.

E Ruy tem, inegavelmente, mais simetria com a cidade que Pedro, cujo maior reduto eleitoral está a 120 quilômetros da Capital (Campina Grande).

Para além disso também levou-se em conta o gesto dos tucanos para com o restante do grupo. 

Não é difícil imaginar que o apoio a Ruy será usado como elemento discursivo para pedir ao Podemos, de Romero Rodrigues, o mesmo gesto em Campina Grande – apoiando a reeleição de Bruno Cunha Lima (PSD), cujo projeto é apoiado pelo PSDB na cidade.

Um outro ponto, também significativo, é que uma eventual eleição de Ruy abriria espaço para o retorno de Pedro, por exemplo, à Câmara Federal em 2026. Ou até mesmo poderia significar a construção de uma base para uma eventual candidatura a governador do tucano.

Somando tudo, não foi difícil para o PSDB paraibano concluir pelo anúncio de apoio a Ruy. As convergências, nesse caso, foram muitas.

PSDB faz opção mais segura ao decidir pelo apoio a Ruy Carneiro em João Pessoa
Ruy Carneiro. Foto: Agência Câmara