PLENO PODER
MDB de Veneziano e partidos da base de João Azevêdo travam disputa por prefeitos na Paraíba
Publicado em 25/09/2023 às 16:27
O MDB, do senador Veneziano Vital, e alguns dos partidos da base do governador João Azevêdo (PSB) têm travado uma 'guerra' em busca de prefeitos. Os emedebistas cresceram nos últimos meses, subindo de pouco mais de 10 para quase 30 prefeitos no Estado.
Como na física, a ação provocou uma reação imediata.
Legendas como o Republicanos, o Progressistas e o PSB perceberam o movimento. E estão, agora, no contra-ataque. O objetivo é evitar o crescimento do MDB e, por consequência, a ocupação de espaços por Veneziano em seu projeto de reeleição para o Senado em 2026.
Nos últimos dias, duas iniciativas retratam bem esse enredo.
No Sábado o Republicanos filiou o prefeito de Pombal, Doutor Verissinho. Ele deixou o MDB depois de anos de militância. Hoje o senador Veneziano Vital anunciou a filiação do prefeito de Cuitegi, Geraldo Serafim. Nas contas do partido há 28 chefes de executivo.
Entre os atrativos para o ingresso no MDB estão a garantia da interlocução de Veneziano junto ao Governo Lula e recursos de emendas. O emedebista é hoje, de longe, o parlamentar paraibano com mais prestígio no Planalto.
No outro front a possibilidade de apoio do Governo do Estado e, também, a articulação em Brasília de deputados como Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro.
E essa disputa está, por hora, apenas no início.
Na medida em que o calendário eleitoral avança os prefeitos sedentos de recursos e obras serão disputados, a cotoveladas, pelos partidos. Estes querem, mais na frente, o capital político daqueles - se reeleitos - nos municípios.
Comentários