POLÍTICA
PMJP garante executar obras aprovadas no OP
Dentre as obras previstas está a construção do Parque Paraíba, na área do aeroclube, no Bessa.
Publicado em 24/03/2013 às 8:00
A prefeitura de João Pessoa tem como meta executar 100% das demandas aprovadas pela população para o orçamento de 2013. Os pleitos foram definidos em 2012 durante as reuniões do Orçamento Democrático, que na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT), ganhou o nome de Orçamento Participativo. Dentre as obras previstas está a construção do Parque Paraíba, na área do aeroclube, no Bessa.
O secretário executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, garantiu que nenhuma obra aprovada pela população deixará de ser executada pela prefeitura ainda este ano. “O prefeito assumiu o compromisso durante a campanha eleitoral de que iria executar essas obras. No lançamento do orçamento participativo, ele reafirmou esse compromisso, de que 100% das obras, ações e serviços que foram aprovadas no ano passado serão executadas neste ano de 2013”, destacou.
A prefeitura mantém um litígio na Justiça com os donos do aeroclube. Na gestão de Luciano Agra, a prefeitura mandou destruir parte da pista. Segundo Hildevânio, a obra do parque público vai ser construída, mesmo a questão estando ainda em discussão na Justiça. “A área lá é muito grande. Tem uma parte do projeto que não envolve o litígio”, afirmou. Ele revelou que os projetos para construção do parque estão em fase de elaboração na Secretaria de Planejamento. Depois de elaborado o projeto, a prefeitura vai levantar os custos para em seguida abrir o processo de licitação.
Com toda essa burocracia não há como prever a conclusão da obra ainda neste exercício. Segundo explicações de Hildevânio Macedo, o fato de o prefeito dizer que todas as obras aprovadas pela população serão executadas em 2013 não significa que elas serão entregues. “Quando a obra é grande nem sempre é possível que ela seja concluída no mesmo ano. Dependendo da demanda, é possível que ela seja executada no mesmo exercício”.
Ele disse que na atual gestão já foram assinadas várias ordens de serviço para o início de obras que foram aprovadas pela população em 2012. Ele citou o caso das 11 creches, que deverão ser entregues até o final de 2013. “Se tudo correr conforme o cronograma apresentado, elas serão concluídas em novembro”, esclareceu.
A PMJP também liberou a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Valentina Figueiredo. Hildevânio não informou o percentual de obras que foram realizadas pelas gestões anteriores com base no que foi aprovado pela população. No entanto, informou que 80% das obras indicadas em 2011 foram executadas em 2012 pela gestão do prefeito Luciano Agra.
Comentários