POLÍTICA
Porto tem R$ 750 mi em projetos encalhados
Projetos preveem a dragagem do canal de acesso ao Porto, reforço do cais e construção de um terminal de contêiner.
Publicado em 01/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:26
Emperrados na Secretaria Especial de Portos desde abril de 2011, três projetos de melhorias no Porto de Cabedelo, que juntos totalizam R$ 750 milhões, ainda aguardam liberação de recursos federais. Os projetos preveem a dragagem para aprofundamento do canal de acesso ao Porto, reforço do cais e construção de um terminal de contêiner.
De acordo com o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, não há um posicionamento formal do governo federal quanto à liberação dos recursos. Com a dragagem, o canal de acesso ao porto passaria a ter 13 metros de profundidade, superando os 11 metros atuais, projeto orçado em R$150 milhões “Ao invés de trazer cargas com 35 mil toneladas, nós vamos passar a trazer navios com 50 mil toneladas, explicou Wilbur.
O segundo projeto, orçado em R$ 200 milhões, tem o objetivo de reforçar o cais comercial do porto, ampliando para 25 metros a profundidade do estacamento, o que afeta diretamente o potencial de dragagem do porto. “Com isso a gente vai viabilizar dragagens mais profundas”, disse Wilbur.
O último projeto contempla a criação de um terminal de contêiner com 102 mil metros quadrados, o que vai possibilitar a movimentação de 120 mil contêineres por ano na Paraíba. Para executar o projeto são necessários R$400 milhões. “É necessário um olhar carinhoso do governo federal porque o Porto de Cabedelo precisa desses investimentos”, frisou Wilbur.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que desde 2011 um projeto que visa melhorias no Porto de Cabedelo aguarda recursos da Secretaria Especial dos Portos. Segundo ele, o governo do Estado possui um projeto integral, que foi dividido em três fases e está na secretaria à espera de abertura de um edital para que possa ser contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Esses projetos foram encaminhados desde 2011, portanto faz bastante tempo, bem como a própria dragagem do canal ficou pendente desde 2010, quando eu ainda não governava e as obras foram paralisadas durante todo esse tempo. Naturalmente, não em função do governo do Estado porque isso é uma tarefa do governo federal”, explicou Ricardo Coutinho.
O governador ainda ressaltou que o projeto, quando executado, vai impulsionar as atividades desenvolvidas no Porto de Cabedelo e reconheceu que o porto opera em condições difíceis e com maquinário ultrapassado.
“Eu ainda tenho fé e esperança que o Porto de Cabedelo com a dragagem, com o reforço do cais, que está dentro do nosso projeto, com a instituição do terceiro berço de atracagem de navios e com o terminal de múltiplo uso será, sem dúvida alguma, um importante instrumento de desenvolvimento para o nosso estado, haja vista que mesmo sem tudo isso, foi o porto no Brasil que mais cresceu no primeiro semestre deste ano, portanto isso faz um diferença muito grande”, concluiu o governador.
Em uma breve avaliação do potencial de operação do porto, Wilbur Jácome afirma que o mês de julho está sendo concluído com 87% de movimentação acima da registrada no mesmo período do ano passado, ultrapassando 200 mil toneladas. A expectativa do gestor é que a movimentação deste ano chegue a 200 milhões de toneladas, superando as 1 milhão 945 toneladas movimentadas no ano passado. Segundo dados da Companhia Docas, este ano o porto já movimentou 1 milhão e 200 mil toneladas.
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