icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Prefeitáveis assinam termo para acabar com trabalho infantil

Documento foi assinado em audiência no Ministério Público do Trabalho.

Publicado em 18/09/2012 às 8:13

Os candidatos que disputam a Prefeitura de João Pessoa assinaram ontem na sede do Ministério Público do Trabalho um termo de compromisso para a proteção da criança e do adolescente. Segundo o procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas, o candidato que vencer as eleições terá de cumprir todas as cláusulas do documento, sob pena de responder por ações de improbidade administrativa, dentre outras penalidades.

“Nós vamos a ferro e fogo perseguir todas aquelas cláusulas nos quatro anos seguintes e espero que o Poder Judiciário esteja preparado para fazê-las valer e condenar o descumpridor do ajuste”, afirmou.

O evento reuniu os candidatos Antônio Radical (PSTU), Cícero Lucena (PSDB), Lourdes Sarmento (PCO), Estela Bezerra (PSB) e José Maranhão (PMDB). Luciano Cartaxo (PT) mandou o seu vice, Nonato Bandeira, (PPS) e Renan Palmeira (PSOL) não compareceu, nem mandou representante. Na ocasião, a coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba, Maria Senharinha Soares Ramalho, informou que João Pessoa conta com 6,6% da população de crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, atuando no mercado de trabalho.

O procurador Eduardo Varandas culpou os governos que passaram pela Prefeitura de João Pessoa por não implementarem políticas públicas voltadas para o combate ao trabalho infantil. “As escolas públicas estão sucateadas, a exploração sexual bate à porta das famílias carentes e os políticos só prometem e não cumprem. Desta vez, o Ministério Público tem um instrumento. Acreditamos que não vá ser o remédio final do problema, mas vai ser uma forte arma para que a gente mostre aos políticos que cargo público é muito mais do que um status ou glamour, é uma prestação de serviço à comunidade e um dever que deve ser de fato cumprido”, disse.

Dentre os compromissos firmados pelos candidatos está a implementação e efetivação do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente trabalhador. Consta também a criação de uma Secretaria exclusiva para a proteção das crianças e adolescentes até julho de 2014.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp