icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Projeto de Lei reforça transparência na PB

Proposta institui a obrigação de divulgação de dados relativos a viagens aéreas custeadas pelo Poder Executivo.

Publicado em 24/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:25

A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei 1.578/2013, do deputado Raniery Paulino (PMDB), que institui a obrigação de divulgação de dados relativos a viagens aéreas custeadas pelo Poder Executivo. A matéria foi aprovada com a inclusão de emenda apresentada pelo deputado Carlos Dunga (PTB) e subscrita pelo líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), incluindo os poderes Legislativo e Judiciário, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e demais órgãos diretos e indiretos e unidades autônomas ligados aos referidos poderes.

Outros dois projetos que tratam do mesmo assunto foram vetados pelo governador Ricardo Coutinho em 2011 e 2012. No primeiro caso, o projeto vetado foi de autoria do deputado Raniery Paulino. Já o segundo teve como autor o deputado Caio Roberto (PR). Em ambos os casos, o governador alegou que a Lei de Acesso à Informação já obriga os Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) a disponibilizar informações acerca da utilização de recursos públicos, ou seja, os gastos em viagens.

Pelo texto aprovado ontem pelos deputados, fica instituída no âmbito do Estado a obrigação de divulgação de dados relativos a viagens áreas custeadas pelo Poder Executivo. Dispõe ainda que o portal da transparência do governo do Estado deverá passar a informar os nomes dos passageiros, destinos, despesas e motivação das viagens em aeronave própria ou objeto de locação ou fretamento para serem utilizadas pelo governador, secretários de Estado, dirigentes de órgãos e empresas públicas e por quaisquer servidores públicos.

O projeto prevê também que as despesas realizadas com aeronaves locadas, fretadas e do próprio governo do Estado deverão ser especificadas no portal da transparência. “Os gastos do governo com aeronaves precisam ser transparentes, preservando a moralidade e a economia públicas, sejam essas despesas realizadas através de locação por um longo período ou voos fretados apenas para única viagem”, afirma o deputado Raniery Paulino.

O deputado Jutahy Menezes (PRB) argumentou que o mérito do projeto se estabelece dentro das normas da Lei Federal 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), que regula o acesso a informações em instituições públicas. “Não há porque aprovar uma matéria quando já existe uma legislação que determina a transparência pública. Inclusive, o STF já decidiu que até os salários dos servidores possam ser divulgados”, argumentou.

“Não é um projeto, meramente, político. É uma matéria em favor da sociedade e vai ao encontro dos anseios da Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública”, contra-argumentou Raniery Paulino. “Não existe transparência mais ou menos, ou se tem ou não se tem. Por isso, aceitamos todas as emendas para que as informações de todos os poderes e órgãos sejam repassadas”, emendou o líder da oposição, Anísio Maia (PT). O PLO terminou aprovado diante de votação no painel do plenário, com o placar de 22 votos favoráveis contra oito negativos e uma abstenção.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp