icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Projeto do novo Código Tributário será apresentado nesta quarta

Bancada da situação acha que mudanças são urgentes. Oposicionistas discordam.

Publicado em 23/11/2016 às 7:00

O projeto que regulamenta o novo Código Tributário do município será apresentado nesta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Campina Grande. A matéria passará pela Comissão de Constituição e Justiça e em seguida será submetida à votação e à apresentação de emendas. Por se tratar de uma matéria polêmica, ela só poderá ser votada na quinta-feira, se for em caráter de urgência urgentíssima. Do contrário, o Código será votado na próxima semana e caso seja aprovado, as mudanças passarão a vigorar a partir de 2017.

No dia 7 de novembro, o prefeito Romero Rodrigues reuniu a bancada situacionista no Ipsem para apresentar o projeto.

De acordo com o prefeito, o atual Código encontra-se desatualizado. “Temos uma legislação desde 1985 e que não está atendendo mais as necessidades do município. A iniciativa possibilitará a atualização da base da receita municipal, melhorando, paulatinamente, nos próximos 10 anos, segundo princípios de justiça tributária, o nível de arrecadação da máquina administrativa local”.

O objetivo da mudança segundo o secretário de Obras e Planejamento, André Agra é ajustar a matriz fiscal do município cuja arrecadação anual de 2005 foi de R$ 12,5 milhões, considerada incompatível para o porte da cidade. “Campina hoje é uma cidade grande, mas com arrecadação de cidade pequena e daí a necessidade de ajustes na sua matriz fiscal, de nova planta genérica de valores, novos cadastros e outros avanços”, disse o secretário.

Segundo o vereador Lula Cabral, que é favorável a aprovação do projeto, a atualização da legislação tributária de Campina Grande é urgente. “Teremos, como este novo Código, melhorias em relação à arrecadação municipal, devendo isto acontecer de forma gradativa e, ao mesmo tempo, sem o aumento de tributos”, destacou.

Para a bancada de oposição, inicialmente a proposta de mudança no Código Tributário sinalizavam para um arrocho fiscal. Contudo, os vereadores admitem que a legislação é antiga e precisa ser revista, mas acreditam que o momento não é adequado para mudanças. “Não vejo o momento econômico atual do país como o ideal para que estas alterações sejam efetuadas, estamos analisando criteriosamente este projeto”, disse o vereador Napoleão Maracajá.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp