POLÍTICA
Psol se reúne, mas adianta que terá candidatura própria em 2010
Fabiano Galdino anuncia que o partido vai ter candidatura própria, mas se reúne hoje para definir organização nas eleições de 2010.
Publicado em 26/03/2009 às 18:08
Da Redação
O secretário de organização do Psol em João pessoa, Fabiano Galdino, afirmou nesta quinta-feira (26), ao programa Paraíba Agora da Rede Paraíba Sat, que com a chegada do secretário geral do partido, Luís Araújo, a João Pessoa, o partido vai realizar uma reunião, às 19h, com os filiados para decidir como vai se organizar para as eleições majoritárias de 2010.
Fabiano Galdino anuncia que o partido vai ter candidatura própria e cita os possíveis nomes: o professor da UFCG, Nelson Júnior; o ex-deputado federal Avenzoar Arruda e David Lobão, que foi o candidato do Psol nas últimas eleições para governador.
O secretário analisa a conjuntura política que está se configurando no Estado: "De um lado há a candidatura conservadora do atual governador José Maranhão, que o Psol continua achando que não tem o aval do voto popular e por outro lado tem (prefeito de João Pessoa) Ricardo Coutinho, que vai se descaracterizar por sinalizar uma aliança com Cássio Cunha Lima, por isso o partido vai lançar uma candidatura própria representando uma alternativa e garantindo o segundo turno".
Questionado sobre um possível não-rompimento de Ricardo Coutinho com Maranhão, Galdino diz que o Psol já analisou essa possibilidade. "Caso Ricardo não rompa com Maranhão, ele poderá sair como senador na chapa, mas aí que vira um cenário mais favorável ao Psol, porque as forças de esquerda tenderão a fortalecer o partido", explicou o secretário.
Em relação às coligações do Psol, Galdino diz que no momento o partido tem limitações. Ele explica que isso vai depender do desenrolar do processo sucessório em 2010 no âmbito nacional. "Pelo que se coloca hoje, nossa candidata à presidência é Heloísa Helena, pelas pesquisas e simulações. Mas dependemos disso para tomar alguma decisão. À priori, o Psol tem uma tradição de se coligar com o PSTU", finalizou.
Comentários