POLÍTICA
Quase 2 mi de filiados devem multa à Justiça
Informação foi dada pelo TSE e nomes dos devedores foram disponibilizados aos partidos para consulta.
Publicado em 06/06/2012 às 6:00
Ao todo, 1.709.775 filiados a partidos políticos possuem pendências de multas eleitorais, revelou ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes desses devedores já estão disponíveis no sistema Filiaweb onde os partidos poderão verificar quais os filiados que pretendem se candidatar em 2012 possuem a pendência para, então, regularizar a situação e conseguir a certidão de quitação eleitoral.
Sem essa certidão, não é possível obter o registro de candidatura. Ontem, foi a data-limite para a Justiça Eleitoral disponibilizar a lista de devedores, em respeito ao calendário eleitoral. Normalmente, as pendências são por falta de justificativa de não comparecimento em plebiscito ou referendo.
Ao consultar o Filiaweb, uma ferramenta que permite o acesso ágil a informações de interesse dos partidos políticos, os partidos políticos poderão tomar a iniciativa de alertar seus diretórios e respectivos candidatos sobre a necessidade de quitação das multas com antecedência razoável.
O dia 5 de julho é a data-limite para os partidos apresentarem, no cartório eleitoral, os pedidos de registro de seus candidatos.
MESÁRIO
Integrantes do Grupo de Trabalho Mesário Voluntário se reuniram ontem, no TSE, para definir estratégias no sentido de aumentar a participação de eleitores brasileiros que trabalham voluntariamente durante as eleições. Uma das propostas é firmar parceria com empresas e universidades para que as horas trabalhadas como mesário sejam computadas em favor do voluntário. (Com informações do Tribunal Superior Eleitoral)
Comentários