POLÍTICA
Quatro candidatos disputam nesta quarta a eleição para a reitoria da UFPB
Votação acontece das 8h às 21h, desta quarta (13), em todos os campi da instituição. Eleito vai administrar UFPB pelos próximos quatro anos.
Publicado em 13/04/2016 às 9:17
Cerca de 41.900 pessoas, entre alunos, professore e servidores, vão às urnas nesta quarta-feira (13) para eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Concorrem ao cargo os professores Luiz Júnior, Margareth Diniz (atual reitora), José Neto e Valdiney Gouveia. A votação acontece das 8h às 21h em todos os campi da instituição.
A votação será feita através de 100 urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Para ser eleito, o reitor deve conseguir mais de 50% do total de votos. Caso isso não aconteça, um segundo turno será realizado no dia 27 de abril com os dois candidatos mais votados. O eleito vai administrar a instituição pelos próximos quatro anos.
Alunos, professores e servidores precisam apresentar um documento oficial de identificação para participar da votação. Aposentados e estudantes afastados não poderão votar. Funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) também não têm autorização para participar da consulta eleitoral.
Candidatos e propostas
Os concorrentes ao cargo de reitor falaram sobre as prioridades e as metas à frente da gestão da UFPB, caso sejam eleitos.
Candidato da chapa 1, o professor Luiz Júnior afirmou que a grande prioridade é a conclusão de mais de 50 obras que estão paralisadas na universidade. “De forma imediata, vamos trabalhar os recursos, os projetos, para concluir todas essas obras no menor tempo possível”, afirmou.
A atual reitora, Margareth Diniz, candidata da chapa 2, disse que pretende consolidar o trabalho de ordenamento acadêmico-administrativo que foi feito ao longo da sua gestão. “Vamos dar os devidos encaminhamentos para que a universidade, nas suas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e empreendedorismo, possa entregar à sociedade, profissionais competentes, chancelados pela UFPB”, disse.
O candidato da chapa 3, José Neto, afirmou que inicialmente pretende melhorar a infraestrutura da universidade. “A minha prioridade será primeiro resolver o problema da eletricidade no nosso campus. Em seguida vamos atuar para resolver o problema da internet. E nós nos colocamos como a humanização da UFPB”, pontuou.
O professor Valdiney Gouveia, candidato da chapa 4, afirmou que vai buscar uma abertura para a iniciativa privada, mas sem desconfigurar a administração pública. “Que possamos reconstituir o centro tecnológico, que possamos fazer com que os centros cresçam, que haja uma descentralização da gestão. E que a UFPB possa ser uma das maiores do Nordeste, uma das maiores do Brasil”, declarou.
Comentários