icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Reginaldo deve ser eleito prefeito em Santa Rita, aponta pesquisa

Pesquisa Ipespe aponta forte probabilidade do candidato do PRP vencer as eleições em Santa Rita.

Publicado em 05/10/2012 às 8:00

Todos os percentuais da pesquisa do Ipespe consolidam a fortíssima probabilidade, projetada na análise da pesquisa veiculada em 01/08, de que o candidato Reginaldo do PRP seja eleito prefeito de Santa Rita, já que a maioria dos índices atuais mantiveram as mesmas tendências qualitativas.

Em termos espontâneos, Reginaldo cresceu de 36% para 42%, enquanto Adones passou de 16% para 25%. Já na estimulada, os 45% de Reginaldo se consolidam em relação à pesquisa anterior (46%, dentro da margem de erro), enquanto Adones também se mantém na margem de erro, tendo passado de 24%, na pesquisa anterior, para 27%, na atual.

Praticamente com a campanha encerrada, considerando-se que as diferenças entre os percentuais espontâneos e estimulados alcançados pelos candidatos dos dois principais candidatos variam na margem de erro, podemos considerar o cenário eleitoral de Santa Rita já consolidado e definido.

Embora tenhamos reiterado, por diversas vezes, que os percentuais espontâneos refletem a realidade do dia em quem as intenções de votos são expressadas, como é o caso do atual cenário eleitoral de Santa Rita, na medida em que as campanhas chegam ao fim, registra-se a tendência da aproximação entre as estimuladas e as espontâneas.

Três cenários consolidam a probabilidade, para não afirmar a certeza, de vitória de Reginaldo.

Primeiramente, na votação estimulada, mesmo se os 9% de eleitores indecisos hipoteticamente migrassem para Adones, o candidato alcançaria 36% dos votos, percentual inferior aos 45% já registrados para Reginaldo.

O segundo embasa-se nos votos válidos que são calculados eliminando-se os 9% de nulos e brancos, na votação estimulada; nesse paradigma, Reginaldo alcançaria 49,4% dos votos reais de urna, contra 29,7% para Adones. Entretanto, essa hipótese é improvável porque o candidato Adones ampliou seu percentual de rejeição, saltando de 31%, na anterior, para 37%, portanto, fora da margem de erro.

O terceiro extrai-se do sentimento da população que, em seu inconsciente coletivo, percebe que Reginaldo ganhará as eleições porque seu percentual de favoritismo alavancou de 55%, na anterior, para 60%, na atual, portanto acima da margem de erro.

Outrossim, esses 60% de favoritismo são bem superiores aos 45% dos votos estimulados alcançados por Reginaldo, o que significa que uma parcela considerável dos que votariam em Adones sentem que ele não vencerá as eleições. Os 17% de favoritismo de Adones são inferiores aos 25% de seus eleitores fechados e definidos expressos em sua votação espontânea.

Os baixos percentuais de 6%, na espontânea, e 7%, na estimulada, obtidos pelo candidato José Silva não são significativos, situando-o muito abaixo dos outros dois candidatos.

A administração municipal foi aprovada por somente 14% da população - conceitos entre ótimo e bom -, contra 44% de ruim e péssimo, o que nos leva a concluir que o prefeito Marcus Odilon não tem espaço para, pessoalmente, influenciar os eleitores.

A conclusão que se impõe das análises processadas é que o candidato Reginaldo deverá se eleger prefeito de Santa Rita.

* Sociólogo e analista político

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp