POLÍTICA
Retorno na CMJP é marcado por recomposição das bancadas
Principal mudança ocorreu na recomposição das bancadas após a aliança PT/PSB; trabalhos foram retomados nesta quarta-feira (30).
Publicado em 31/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:25
Os trabalhos legislativos foram retomados ontem na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com a presença do prefeito Luciano Cartaxo (PT). A principal mudança ocorreu na recomposição das bancadas após a aliança PT/PSB. A bancada de oposição ficou com apenas um membro: o vereador Lucas de Brito (DEM), enquanto o ex-oposicionista, vereador Renato Martins (PSB), afirmou que vai adotar postura independente no Legislativo municipal. Já o vereador Zezinho Botafogo (PSB) ingressou na base de sustentação do prefeito.
Apesar de ser a única voz oposicionista na CMJP, Lucas de Brito afirmou que vai continuar trabalhando da mesma forma e lamentou a saída do vereador Renato Martins da bancada de oposição. O vereador Zezinho do Botafogo defende que a união entre PT e PSB vai possibilitar um número maior de melhorias na cidade. Ele ainda afirmou que o prefeito tem desenvolvido um bom trabalho, mas precisa melhorar em algumas áreas.
Na abertura dos trabalhos legislativos o prefeito Luciano Cartaxo afirmou que reuniu os vereadores para uma conversa na última terça-feira. O gestor disse que vai respeitar o posicionamento político de cada um em relação ao pleito para o governo do Estado. “O nosso primeiro foco é a administração da cidade. Nós não queremos misturar eleições com o dia a dia da administração. Aqueles vereadores que por ventura não podem acompanhar nosso posicionamento político em relação ao governo do Estado, nós respeitamos, porque são posições que foram tomadas anteriormente”, disse Cartaxo.
Um desses vereadores pode ser o presidente do Legislativo municipal, vereador Durval Ferreira (PP). Indeciso entre acompanhar a decisão do seu partido e votar no senador Cássio Cunha Lima ou seguir a definição do prefeito Luciano Cartaxo e apoiar o governador Ricardo Coutinho, Durval Ferreira afirmou não ter preferências entre os dois postulantes ao governo do Estado.
Em relação ao andamento dos trabalhos legislativos durante a campanha eleitoral, Durval acredita que não haverá interferências. O presidente adiantou que vai realizar uma reunião com todos os vereadores para orientá-los quanto à continuidade dos trabalhos legislativos. “Acredito que agora, o prefeito com uma bancada extensa, vai ser mais fácil convencer, conversar. Os debates vão existir, nós sabemos, porque cada um tem uma posição diferente. Os vereadores têm responsabilidade com o povo de João Pessoa e não vão fugir daquilo que precisa ser feito”, assegurou Durval Ferreira.
Em seu discurso na tribuna da CMJP, Luciano Cartaxo agradeceu à bancada de situação pela defesa de um projeto político que, segundo ele, tem mudado a realidade da população de João Pessoa e projetado a cidade para o futuro. “Essa parceria tem dado muitos frutos para a nossa capital. Sem dúvida, os vereadores têm grande papel nessa transformação da cidade”, afirmou.
Comentários