icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Romero revoga Lei da Terceirização em CG

Lei que instituia o Programa de Gestão Pactuada, por meio de parceria com Organizações Sociais foi aprovada em maio de 2013.

Publicado em 05/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 17:32

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, decidiu revogar a Lei da Terceirização, que instituiu o Programa de Gestão Pactuada na administração municipal, por meio de parceria com Organizações Sociais (OS), na área da saúde. O anúncio será feito hoje, às 10h30, por Romero na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), na Avenida Floriano Peixoto, no contorno do bairro Dinamérica.

O procurador-geral do Município, José Fernandes Mariz, explicou que dois motivos levaram o prefeito a revogar a lei. Primeiro, Romero queria apenas ficar resguardado de uma eventual parceria com Organizações Sociais para gerir unidades de saúde, mas após um ano e cinco meses de gestão, avaliou que não há necessidade da pactuação, uma vez que a própria prefeitura, apesar da limitação dos funcionários, está administrando bem os hospitais Dom Pedro I e Dr. Edgley, Isea, policlínica e outros equipamentos. O segundo foi um pedido do procurador do Trabalho, Marcos Antônio Almeida, que considerou um parceiro da prefeitura.

Mariz destacou, inclusive, que a implantação do Cerast será possível graças a uma parceria da prefeitura com o Ministério Público do Trabalho, por meio de Marcos Antonio, que destinou R$ 1,5 milhão para construção do espaço. O recurso é proveniente de uma multa trabalhista. Ficará sob a responsabilidade do governo municipal a administração integral do serviço, inclusive com a contratação de profissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

AÇÃO

O procurador do Trabalho, em Campina Grande, Marcos Antônio Almeida, já tinha impetrado uma ação civil pública na Justiça do Trabalho para impedir que a Lei da Terceirização dos serviços públicos municipais fosse implementada.

Ao mesmo tempo, ele pediu providências à Procuradoria Geral da República que promovesse no Supremo Tribunal Federal uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental contra a lei municipal.

PREFEITURA JÁ TINHA EXCLUÍDO 14 ÁREAS

Em maio de 2013, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou a Lei da Terceirização que incluía 15 áreas, o que gerou protesto do Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab) e ações na Justiça. Em setembro, o prefeito Romero Rodrigues enviou uma nova propositura, que foi aprovada, excluindo 14 áreas do processo de terceirização, mantendo apenas a saúde. Uma emenda apresentada pelos vereadores Murilo Galdino (PSB) e Pimentel Filho (PMDB), subscrita por mais 13 parlamentares, foi aprovada e preservou todos os direitos dos efetivos, estabelecidos no Estatuto do Servidor, na Lei Orgânica e na Constituição Federal.

Foram excluídas as atividades nas seguintes áreas: educação; cultura; trabalho; cidadania; urbanismo; habitação; saneamento; gestão ambiental; ciência e tecnologia; agricultura e organização agrária; indústria e comércio; comunicações e transportes; desporto e lazer; e previdência.

Apesar da exclusão, o Ministério Público do Trabalho e o Sintab continuaram contra a lei, embora no período nenhuma pactuação com Organizações Sociais foi celebrada na prática. Agora, a legislação será revogada definitivamente com a exclusão da saúde.''Foi uma vitória dos servidores”, comemorou o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp