Série de reportagens do Jornal da Paraíba é finalista de Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Conjunto de três matérias, da série “Além das Urnas”, do jornalista Felipe Nunes, vai concorrer na 1ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário na categoria de reportagem escrita. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 24 de abril, em cerimônia realizada em Brasília.

Felipes Nunes, jornalista da CBN Paraíba

A série de reportagens ‘Além das Urnas’, do Jornal da Paraíba, de autoria do jornalista Felipe Nunes, vai concorrer ao prêmio de melhor reportagem escrita na 1ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. Os finalistas de todas as categorias da premiação foram divulgados nesta quinta-feira (4).

O conjunto de três matérias que compõem a série ‘Além das Urnas’ fala sobre diferentes temas relacionados ao processo eleitoral. Na primeira reportagem, a temática é a acessibilidade nas eleições. Na segunda matéria, o enfoque é o avanço na inserção de quilombolas e indígenas nos pleitos. Por último, o destaque da matéria é a inclusão de pessoas em situações de rua no processo eleitoral. 

Outras produções foram indicadas na categoria jornalismo escrito, que contabiliza conteúdos tanto publicados em plataformas digitais como em jornais impressos. No geral, são quatro reportagens de portais e jornais impressos que concorrem com as matérias do Jornal da Paraíba. 

LEIA A SÉRIE “ALÉM DAS URNAS”

Presidente do TRE-PB, Fátima Maranhão, em ação de acessibilidade em Patos / Foto: reprodução
Temática da acessibilidade foi um dos enfoques de série de reportagens “Além das Urnas”, indicada a prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário – Foto: reprodução

O jornalista autor e idealizador da série de reportagens, Felipe Nunes, comentou sobre a indicação ao prêmio e ressaltou a importância do tema abordado no conteúdo publicado na internet. 

“Muito se fala sobre o distanciamento do Poder público da realidade de alguns segmentos da sociedade, sedentos de serem ouvidos. A série de reportagens que publicamos teve como objetivo mostrar que, no Judiciário da Paraíba, há iniciativas que visam preencher essa lacuna. Chegar à final para mim tem um significado realmente importante e espero que a mensagem central da série possa ser ampliada e que as vozes dos eleitores sejam sempre escutadas. Esse também é o papel social do jornalismo”, destacou. 

O Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário vai ter a primeira edição realizada neste ano. Além da categoria de jornalismo escrito, há também as de reportagem em áudio, vídeo e fotojornalismo. O prêmio é uma ação inédita conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM). Cada segmento representa cinco eixos temáticos, com 261 trabalhos. 

Cada vencedor das cinco categorias vai ser conhecido em uma cerimônia realizada no dia 24 de Abril, em Brasília, na sede do STJ.